quinta-feira, 16 de julho de 2009

BETERRABA

A beterraba é uma raiz que aparece em duas colorações:
branca, de onde se extrai o açúcar;
e vermelha, que é utilizada na alimentação.
A beterraba é rica em açúcares.

Destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas.
Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado.
 Em geladeira, pode ser mantida por até 15 dias, embalada em saco de plástico perfurado.
 Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.
Para comprar beterraba certifique-se de que a coloração se encontra bem concentrada e ainda atente para o tamanho. Beterrabas médias e pequenas são as ideais. A casca deve estar lisa e as folhas brilhantes, sinal de que o legume está fresco.
Esses cuidados evitam que a beterraba perca líquidos durante o cozimento, o que acentua seu sabor e a deixe com cor mais concentrada.
A beterraba pode ser consumida de diversas maneiras: temperada com suco de laranja, que lhe dá um sabor diferente, deixando-a mais gostosa; pode ser frita, como batatas; batidas no liquidificador com leite ou ; em sopas com outros legumes, ou ainda cozida e servida em forma de saladas. São pratos muito nutritivos.

Valor nutricional: Cada 100 gramas contém
Calorias - 50kcal / Proteínas - 3g / Gorduras - 0g / Vitamina A - 42 U.l. / Vitamina B1 (Tiamina) - 50 mcg / Vitamina B2 (Riboflavina) - 55 mcg / Vitamina B3 (Niacina) - 0,40 mg / Vitamina C (Ácido ascórbico) - 36 mg / Potássio - 350 mg / Sódio - 95 mg / Fósforo - 40 mg / Cálcio - 25 mg / Zinco - 5 mg / Ferro - 3 mg / Manganês - 0,5 mg

Esta hortaliça é recomendada para anêmicos por sua riqueza em Ferro, para quem tem dentes fracos ou gengivas inflamadas e aqueles que tem problemas intestinais, devido a seu efeito laxante. As pessoas com dentes fracos, atacadas de piorréia, devem fazer uso do suco de beterraba pelo menos três vezes por semana.

Uma receitinha deliciosa:

Ingredientes:
. 125g de beterrabas cozidas e frias . 55g de framboesas frescas ou congeladas . 250ml de suco de uva gelado . 200g de iogurte natural gelado.

Modo de fazer:
Coloque as beterrabas e as framboesas com o suco de uva no liquidificador e bata até encontrar um creme homogêneo.Passe por uma peneira para retirar as sementes da framboesa e disponha em copos intercalando iogurte natural e o creme, decore com framboesas inteiras se desejar.
Essa receita rende 4 porções, cada uma com 100 calorias é servida gelada como acompanhamento de saladas picantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.