terça-feira, 25 de agosto de 2009

MAU HÁLITO


Halitose é o nome científico do mau hálito,
que não é uma doença, e sim um sintoma.

 Halitose é uma condição anormal do hálito que se altera de forma desagradável. A palavra halitose se origina do latim. “Halitu” significa ar expirado e “osi” alteração. É, portanto, o odor expirado pelos pulmões, boca e narinas.
  No Brasil, pesquisas realizadas revelam que aproximadamente 30% da população sofre com este problema, cerca de 50 milhões de pessoas.
  A halitose não é uma doença, mas pode denunciar a ocorrência de alguma patologia ou problema de saúde. Entretanto, pode também sinalizar alguma alteração fisiológica. Sendo assim, é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio, devendo ser identificado através de um correto diagnóstico e tratado adequadamente quando o problema torna-se crônico.

CAUSAS:
  Existem aproximadamente 60 causas distintas e, por este motivo, o mau hálito tem característica multifatorial, ainda que em mais de 90% dos casos sua origem se dá na cavidade bucal, acompanhada ou não de alterações sistêmicas.
  Pode ser de origem fisiológica (hálito da manhã, jejum prolongado, dietas descontroladas ou hábitos ou alimentação inadequada), devido a razões locais, como má higiene bucal, placas bacterianas retidas na língua (saburra lingual) ou amídalas (cáseos amidalianos), baixa produção de saliva (hipossalivação), doenças da gengiva, problemas em vias aéreas (adenóides, rinites, sinusites...), estresse ou mesmo por razões sistêmicas, dentre elas diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre acentuada e outros.
  O uso excessivo de medicações, fatores como o fumo, drogas, uso de bebidas alcoólicas e a utilização de soluções para bochecho com álcool na composição também são fatores que podem comprometer o hálito.
 Vale salientar que problemas relacionados ao estômago muito raramente interferem na condição do hálito alterado, o que por muito tempo, e até os dias de hoje, se constitui numa crença com pouca ou nenhuma evidência científica ou clínica.

 CONSEQUÊNCIAS:
  Na maioria das vezes, a simples presença de mau hálito pode provocar sérios prejuízos pessoais, emocionais e até profissionais. Além disso, o portador pode desenvolver verdadeiras neuroses, traumas sérios, gerando inclusive afastamento mesmo das pessoas próximas a ele.
  Os problemas sócio-emocionais mais comumente relatados são: insegurança ao se aproximar das pessoas ou ao falar, depressão, dificuldade em estabelecer relações amorosas e afetivas (entre o casal, entre pais e filhos, entre amigos e familiares em geral, etc), resistência ao sorriso, ansiedade, baixo desempenho profissional e / ou estudantil, queda da auto-estima e auto-confiança, além de outros fatores comprometedores.
  Entretanto, não á apenas a “saúde psicológica” do paciente que fica comprometida. No caso da halitose crônica, causada por fatores patológicos, por exemplo, há um real comprometimento da saúde física do paciente, com a existência de falhas ou alterações em determinado órgão ou sistema do portador. Isso mostra a importância em se identificar as causas da halitose e tratá-las adequadamente.

DICAS:
>Realizar pequenas refeições a cada 03 horas, pois jejum prolongado pode comprometer seu hálito;
>Evitar alimentos que contribuam para o ressecamento bucal (muito salgados, quentes ou condimentados);
>Evitar o consumo excessivo de alimentos com odor carregado ou contendo enxofre em sua composição (ex: alho, cebola, picles, repolho, couve, brócolis...), gorduras e frituras em geral, de ação estimulante (café, refrigerantes tipo “cola”, achocolatados), ricos em proteínas (carne vermelha, leite e derivados), dentre outros;
>Ter uma dieta balanceada, incluindo uso de alimentos duros e fibrosos;
>Evitar álcool e fumo em excesso;
>Ingerir bastante líquidos com preferência para água (média de 2 litros/dia);
>Realizar adequada higiene bucal (incluindo limpeza da língua) e evitando o uso de soluções para bochecho com álcool na composição;
>Visitar o dentista semestralmente, prevenindo assim problemas dentários e gengivais (ex: tártaro, sangramentos...);
>Realizar exames de saúde geral (check-up) anualmente;
>Praticar atividades físicas;
>Reduzir o estresse.


"Se você é portador de halitose, não se sinta sozinho, pois pesquisas recentes indicam que cerca de 50 milhões de pessoas no Brasil sofrem com esse problema. A boa notícia é que: mau hálito tem solução. Quebre esse tabu. Procure ajuda de um profissional qualificado."

"DIGA ADEUS AO MAU HÁLITO!"
Fonte: Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (ABPO)
Site: http://www.abpo.com.br/home/
Entre no site e encontrará um email que a ABPO enviará aos seus amigos com esse problema e indicará profissionais habilitados em todo Brasil.


PRODUTOS RACCO

Creme Dental Aloe Vera

. Limpeza completa que, ao mesmo, combate agressividades às gengivas. . Flúor para a proteção contra às cáries e placas bacterianas. . Cálcio para o fortalecimento dentário. . Vitaminas, sais minerais e enzimas. . Aroma refrescante para um hálito puro. . Não irritante.

Spray Bucal


spray refrescante bucal com sabor mentolado; mantém o hálito sempre agradável;
tamanho ideal para bolsos e bolsas.

NÃO ESQUEÇA: CONSULTE SEMPRE SEU DENTISTA!


5 comentários:

  1. Boca seca e mau halito noturno,
    que fazer

    ResponderExcluir
  2. cmj938@gmail.com
    Boca seca e mau halito noturno
    Que fazer

    ResponderExcluir
  3. cmj938@gmail.com
    Boca seca e mau hálito especialmente noturno
    Que fazer

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge,não sou especialista no assunto, apenas pesquiso, mas vou tentar te ajudar...

    A xerostomia noturna é a diminuição normal da secreção de saliva durante o sono e pode causar dificuldade em falar e comer.

    Pode levar à halitose (mau hálito) e aumento dramático de cáries dentárias, já que o efeito de proteção da saliva não está presente e pode também fazer com que a mucosa da boca se torne mais vulnerável a infecções.
    Existem várias causas possíveis tais como: ingestão inadequada de líquidos, respiração bucal crônica, fumo excessivo, distúrbios emocionais, uso excessivo de alimentos codimentados, uso de antidepressivos e finalmente pobre higiene bucal. (essas são algumas causas mas existem outras mais complexas)

    O melhor é consultar seu dentista, ele poderá diagnosticar o que realmente está causando o problema.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Mais dúvidas sobre o assunto ..visite o site da Assossiação Brasileira de Halitose www.abha.org.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.