segunda-feira, 8 de junho de 2009

MITOS E VERDADES

*
Chocolate vicia?
Carne de porco faz mal?
Com a ajuda de dois especialistas, separamos o
que é fato do que não é bom acreditar.
*

Suco de laranja com berinjela emagrece e combate o colesterol Verdade – E não apenas a laranja e berinjela, mas todos os legumes e frutas ajudam a diminuir a absorção de gordura e colesterol dos alimentos. Porém, não o suficiente para substituir e dispensar os remédios.
*
Gelatina fortalece as unhas
* Mito – A origem do mito é a seguinte: suponha que você está com falta EXTREMA de proteínas - o que não é comum -, sobrevivendo só à base de frutas, por exemplo (que têm vitaminas, mas pouquíssima proteína; menos de 1%). Como o organismo é capaz de se adaptar, ele não vai gastar reservas para manter o cabelo vistoso e as unhas fortes. Dará preferência à manutenção do coração e do cérebro. Se nesse caso extremo você toma um 'choque' de proteína, chupando tutano, por exemplo, as unhas podem melhorar. Mas, em situações normais, comer gelatina (que é proteína) não tem efeito significativo.
*
É melhor fazer seis pequenas refeições do que apenas uma, reforçada
* Verdade – Se você ingere 1.000 calorias de uma vez e fica sem comer o dia todo, a tendência é ganhar mais peso e guardar mais energia do que se distribuísse a mesma quantidade de calorias ao longo do dia. Depois de um período muito longo de jejum, seu corpo 'deduz' que não há comida disponível e lança mão de mecanismos para que você funcione com um desperdício mínimo de energia. Por exemplo, o organismo esfria um pouco a sua pele, para você não perder calor para o ambiente. Depois de oito horas de jejum, você estará com os mecanismos de economia de energia no máximo, isto é, queimando poucas calorias. Se você oferece as mesmas calorias de forma racional, o corpo não vê a necessidade de desacelerar o metabolismo e economizar. Você vai 'queimar' mais eficientemente o que ingerir, não passa fome e pode perder peso.
*
Água com gás e refrigerante causam celulite
* Mito – Água com gás não tem caloria, nem gordura. Água tônica diet e refrigerante diet também não. O que causa celulite é a predisposição genética. Na verdade, o ingrediente 'bandido' dos refrigerantes é o açúcar e não o gás.
*
Margarina é sempre melhor do que manteiga para a saúde
* Mito – Apenas os alimentos de origem animal têm colesterol, e a margarina não é. Ela contém a gordura chamada 'ácidos graxos trans', que pode ser tão prejudicial quanto a gordura saturada ou o colesterol. Não se sabe se é pior comer manteiga ou margarina. Use o bom senso: coma pouco das duas.
Amendoim e chocolate causam espinhas
* Mito – Não é comum ver senhoras de meia-idade com espinhas porque comeram muito chocolate e amendoim. Acontece que dietas ricas em gordura favorecem o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Amendoim e chocolate são alimentos gordurosos, mas não são eles a causa de espinhas.
*
Chocolate vicia e é afrodisíaco
* Mito– O chocolate, como todos os doces, causa bem-estar. Há quem diga que o chocolate tem uma substância que, em quantidades gigantescas, produz efeito similar ao da anfetamina. As circunstâncias e as companhias são mais afrodisíacas do que as comidas. Ostras com champanha, boa música, ótima companhia: é difícil medir em laboratório qual das variáveis teve efeito afrodisíaco.
*
Beber qualquer líquido durante a refeição dá barriga e atrapalha a digestão
* Mito – Isso é história da década de 30, quando, ao descobrir as papilas gustativas e que elas eram responsáveis pela sensação de gosto, se deduziu que delas vinha a sensação de saciedade. O raciocínio era: já que a papila 'sente' o salgado, doce, amargo, azedo, se você beber água durante a refeição 'lavará' a papila, diminuindo o contato dela com o alimento. Isso, teoricamente, faria diminuir a sensação de saciedade e portanto você comeria mais. E engordaria. Hoje já se sabe que a papila gustativa não tem nada a ver com a saciedade. Beber 1 litro de água durante a refeição vai fazer você sentir-se mal e vai retardar a digestão. Numa refeição habitual, o fato de você beber água com moderação não provoca barriga, não engorda nem atrapalha a digestão. A não ser que você parta para o exagero à beira do bizarro: existe uma condição chamada intoxicação aquosa. Você pode correr esse risco se tomar mais de 18 litros de água em um dia.
*
Beber água durante a refeição dilui sucos gástricos
* Mito – Há um sistema de transporte de água na parede do aparelho digestivo: se você beber muita água, muita água é absorvida. Se beber pouca, e portanto houver pouca água disponível no sistema, o corpo compensa 'jogando' água para dentro de você. É essa a causa da diarréia e da desidratação. O corpo só absorve o alimento numa condição de isotonicidade. Isto é, quando a concentração das partículas das substâncias que estão no sistema digestivo está numa proporção mais ou menos semelhante às partículas que estão no sangue: o que estiver muito diluído ou muito concentrado não é absorvido até que as concentrações se aproximem.
Chá de alho cura gripe
* Mito – Nenhum chá cura gripe. Chá hidrata, a hidratação torna a secreção mais fluida e facilita a expectoração. Tomando chá a pessoa se sente mais confortável.
*
Tomar chá ou café à noite tira o sono. Chá acalma
* Mito – Depende da quantidade e do hábito da pessoa. Quem está acostumado a tomar café não perde o sono, quem não está acostumado fica superestimulado. Chá de camomila, erva-doce e outros chás brancos são os melhores para acalmar. Chá-mate e os chamados chás pretos provocam efeito parecido com o da cafeína, portanto não acalmam. Já o açúcar aumenta a produção de serotonina no cérebro, e acalma.
*
Preparar alimentos em panelas de alumínio é perigoso para a saúde
* Mito – As panelas têm uma película que protege a comida do alumínio. A quantidade de alumínio liberado é insignificante e insuficiente para fazer mal à saúde.
Carne vermelha e de porco sempre fazem mal à saúde
* Mito – Depende da carne. Se você comparar lombo de porco magro, assado, e frango frito com pele, o lombo de porco é melhor. A carne vermelha em geral tem mais gordura do que a de peixe. Mas é só comer com moderação e variar o tipo de carne da dieta.
*
Quem tem problemas gástricos deve tomar leite em vez de suco de laranja
* Verdade – O leite pode ser bom em pequenas quantidades. Em excesso, pode piorar o problema, já que demora para ser digerido. Quando a proteína do leite fica muito tempo no estômago, mais ácido clorídrico é liberado para fazer a digestão. Como o leite é alcalino, num primeiro momento pode aliviar, neutralizando o ácido; mas não cura. Quem está bebendo muito leite para curar gastrite deve procurar o médico. Existe remédio para esse problema. Já o suco de laranja não piora a gastrite, porque é bem menos ácido do que o ácido clorídrico do estômago. O ácido da laranja é muito fraco e acaba até funcionando como uma substância alcalina, porque você mistura um ácido forte com um ácido fraco e diminui a acidez. O que pode fazer mal é o excesso do suco de laranja ou de leite.
*
Adultos não precisam tomar leite de vaca
* Verdade – A rigor não, mas leite é bom pelo cálcio e pela proteína que contém. Quem não gosta de leite pode substituí-lo por um bife de filé mignon com alcaparras. O bife tem proteínas e alcaparras têm mais cálcio do que qualquer outro alimento.
*
Leite é indicado para desintoxicação
* Verdade – O leite tem muita proteína e muitas das drogas venenosas têm ligação protéica, isto é, são capazes de se ligar à proteína. A proteína do leite retardará a absorção do veneno; mas é claro que o veneno ainda estará no corpo.
*
Mamão e ameixa soltam o intestino
* Verdade – Frutas tem muitas fibras e são as fibras que fazem o instestino funcionar. Se você comer um prato de salada, om efeito será o mesmo, já que as folhas tembém têm fibras.
*
Alface e maracujá são calmantes
* Sobre a alface é Mito. A alface é praticamente água. Sobre o maracujá, é Verdade. O maracujá contém substância calmante. Mas você precisaria comer muito maracujá para ingerir a substância em quantidade suficiente para se acalmar. Um suquinho de maracujá não acalma, é psicológico. O açúcar sim, acalma: aumenta a produção de serotonina no cérebro.
*
Fonte: REVISTA CRIATIVA - Freddy Goldberg Eliaschewitz é chefe do departamento de endocrinologia do Hospital Heliópolis (SP) e coordenador médico do Núcleo de Terapia Celular e Molecular do Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo). Maria Cristina Ribeiro Morales é nutricionista da clínica do Dr. Freddy.
*

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.