sexta-feira, 20 de março de 2009

RITUAIS ANTES DE DORMIR

Toda mulher deve ter o seu!
*
Parece coisa de dondoca, mas não é.
Cuidar da beleza na hora de ir para a cama mostra o quando
a mulher se preocupa com o dia de amanhã.
Preparar sua auto-estima para a hora de se levantar pode ser um
negócio mais promissor do que você imagina.
Afinal, nada como repor as energias que a sua pele perdeu durante o dia, não?
*
Além disso, acredite se quiser, é a noite que nossa pele está mais preparada para receber um “agradinho”. “À noite, o metabolismo das células da pele aumenta e, por isso, ela absorve melhor os nutrientes, mais do que em qualquer outro período do dia”, explica a dermatologista Patrícia Rittes.
Se você ainda não tem um ritual de cuidados com a sua pele antes de ir para a cama, é melhor começar a prepará-lo. Para isso, a dermatologista Patrícia Rittes elaborou algumas medidas básicas de cuidados, independente da idade que você tenha.
Agora, se você já possui um ritual próprio, não custa nada ver se você está fazendo alguma coisa de errado ou, até mesmo, descobrir alguma dica especial.
Segundo Patrícia Rittes, toda mulher deveria ter um ritual de beleza antes de ir dormir. “Pelo menos a parte de limpeza da pele deveria ser feita”, afirma a especialista. Para isso, conte com demaquilante, gel de limpeza e fluido anti-oleosidade, visto que a produção de sebo da nossa pele também se intensifica pela noite. Se a sua pele tem muitos cravinhos, também é interessante contar com um esfoliante suave para estimular a saída deles e prevenir o aparecimento de outros. Mas isso desde que a pessoa ainda não tenha feito nenhuma outra esfoliação facial no decorrer do dia.
“Na realidade, a limpeza facial que cada mulher vai fazer é muito pessoal. Há pacientes que adoram adstringentes, outros detestam. O importante mesmo é limpar. Pode ser com um sabonete específico para o rosto em barra ou líquido, pode ser gel, um fluido ou qualquer outro tipo”, explica a dermatologista.
Agora, um ritual nota 10 incluiria, além da limpeza, a hidratação, a nutrição e, caso sua pele seja muito oleosa, um creme retrator de poros e controlador da oleosidade. “Os produtos para tratar a oleosidade devem ser principalmente aplicados durante a noite, pois são melhor absorvidos”, afirma Patrícia Rittes.
É, quem tem a pele oleosa deve mesmo ter um ritual de beleza mais rigoroso durante a noite. Segundo pesquisas dos laboratórios Vichy, é durante a noite que a glândula sebácea trabalha para a produção do sebo. Com o “estoque” cheio, ela começa a liberar o óleo no período da manhã. Quando chega a hora do almoço acontece o pico da excreção. Para isso, procure produtos próprios para esse tipo de pele e para o período da noite.
Agora, a pergunta que não quer calar: e para proteger minha pele dos efeitos da idade e prevenir o aparecimento de rugas? “Para isso, limpe, hidrate, nutra e use produtos para estimular o colágeno que começa a faltar na pele com o passar dos anos, diz Patrícia.
“Cada idade exige um tratamento. Pegando casos de peles consideradas normais, a mulher de 20 anos só vai precisar de uma boa limpeza; já a de 30 vai precisar de limpeza e nutrição; agora, quando chegar nos 40 em diante, deverá fazer isso e mais estimular o colágeno”, ensina a dermatologista, que completa: “Se continuarmos com essa linha do tempo, devemos citar as mulheres de 50, que devem procurar tomar vitaminas pensando na beleza e conservação do aspecto da pele.
*
Algumas dicas especiais:
*
- Procure nutrir sua pele apenas a noite, quando ela está mais propensa e apta a e absorver receber nutrientes.
- Certos ácidos também devem ser passados só no período da noite, para evitar perigo de manchas pela exposição ao sol, mesmo que a pele esteja coberta por filtro solar.
- Sobre a questão de filtro solar a noite, esqueça. Isso só é mesmo necessário durante o dia, mesmo que não esteja ensolarado.
- É muito comum que a noite, quando as pessoas estão mais cansadas e com a pele do rosto mais feia, suja, oleosa e mais enrugada, elas queiram eliminar alguns defeitinhos apertando cravos e espinhas. Não podem ver o espelho que já metem o dedão. “Ninguém deve fazer isso. É normal que a pele fique com uma aparência de mais cansada ao anoitecer. Mas para tirar cravos e espinhas, só mesmo com um especialista de alta confiança”, alerta Patrícia.
*
SEJA UM CONSULTOR DA RACCO COSMÉTICOS

Meu código para seu cadastro: 971978
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.