O suco das sementes é considerado
vermífugo e diurético leve.
*
A outras partes são atribuídas propriedades na cura de
erisipela, febre e infecções de vias urinárias.
*
Tem propriedades hidratantes
(contém cerca de 90% de água).
Além disso, possui também açúcar, vitaminas do Complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
*
Cada 100 gramas de melancia contêm:
Calorias - 31kcal
Proteínas - 0,5g
Gorduras - 0,2g
Vitamina A - 410 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 25 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 35 mcg
Vitamina B3 (Niacina) - 0,20 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 9 mg
Fósforo - 12 mg
Cálcio - 7 mg
Ferro - 0,20 mg
*
ALERGIA:
Devido ao fato de conter o aminoácido citrulina, deve ser evitado por pessoas que padeçam de artrite reumatóide ou de uma doença genética chamada citrulinemia.*
MELANCIA CONTRA IMPOTÊNCIA SEXUAL:
* Esta é para aplacar a fome dos homens por boas-novas: cientistas americanos encontraram na melancia uma substância que agiria da mesma maneira que um medicamento contra a impotência sexual. Mas haja fatia, haja suco!
* Deu no Washington Post. Depois, em outros jornais importantes americanos. Daí a notícia correu solta e a melancia virou manchete em outros cantos do planeta. É que, segundo pesquisadores da Universidade do Texas, um nutriente da fruta, a citrulina, agiria de forma semelhante ao princípio ativo de um famoso comprimido para impotência. A idéia já levanta o ânimo da legião de homens que sofrem só de pensar na tão assustadora disfunção erétill.
* A tal citrulina seria precursora de compostos essenciais à formação do óxido nítrico. Produzida pelo nosso corpo, essa substância tem como maior mérito relaxar os vasos sangüíneos que, no caso do homem, participam ativamente da ereção. O componente da melancia sofre reações químicas que abrem caminho para a passagem do sangue e facilitam a transmissão de impulsos nervosos do cérebro até os nervos do pênis, esclarece a nutricionista Lillian de Carla SantAnna, do Hospital do Coração, em São Paulo. A questão é: embora a citrulina seja encontrada na polpa suculenta e vermelha, sua presença ali é bem tímida. Ela se concentra mesmo é naquela parte branca que, cá entre nós, ninguém engole. Ou seja, não se sabe quantas melancias seria preciso um homem devorar ou quantos copos de suco sorver para garantir o desempenho na cama.
* Em entrevista a Revista SAÚDE!, Bhimu Patil, diretor do Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais da Universidade do Texas, lembra: A investigação sobre os efeitos da substância no desempenho sexual masculino foi realizada apenas em laboratório. E faz outra ressalva: Os estudos clínicos em seres humanos precisam ser conduzidos por médicos. Por isso, ainda não é possível saber quantas porções da fruta seriam necessárias para obter o resultado prometido. Ainda mais cético, Carlos Teodósio da Ros, chefe do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia, emenda: Enquanto a eficácia da fruta não for cabalmente comprovada, é prudente que o tema seja tratado como mera especulação.
* Já Patrícia Amante de Oliveira Soares, geriatra do Hospital do Coração, mostra-se empolgada: As primeiras evidências sobre os benefícios da melancia são auspiciosas e chegam para motivar médicos e pacientes. A nutricionista Andréa Esquivel, que é especialista em gastronomia e gastrenterologia em São Paulo, reforça a importância de uma alimentação balanceada: Sem isso e sem a prática regular de exercícios físicos, nenhum nutriente em especial fará efeito.
*
MELANCIA E CIA
* Celebrada por outros predicados, como o alto teor de licopeno comprovadamente eficaz contra o câncer de próstata , e os bons teores de vitamina C e potássio, a fruta não é, porém, a única que dá uma forcinha à vida sexual dos homens. Algumas ervas, caso do gengibre, da hortelã, da canela do cardamomo, também ajudam na hora H. A dica é consumi-las em forma de suco e chá, junto com uma refeição leve, diz Andréa Esquivel. Importante frisar: se é verdade que a ação é quase imediata, também é certo que é momentânea. Ou seja, o ideal é que o consumo se dê pouco antes da relação sexual. Muito antes, simplesmente não funciona.
*
Como podemos distinguir os suores noturnos que indicam um problema médico sério? Não existe uma forma fácil de fazê-lo, mas há algumas dicas, disse a Dra. Shari R. Midoneck, médica residente do Iris Cantor Women's Health Center, em Nova York. Suores noturnos que são uma questão para se preocupar são aqueles que encharcam seu pijama várias vezes, disse ela. A médica acrescentou que "se outros sintomas estão associados, como febre, perda de peso, linfonodos e fadiga extrema, isso pode ser sério e você deve ir ao médico".




A qualidade das mamografias no Brasil permanece um caso à parte. E alarmante, principalmente se lembrarmos que o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres brasileiras. 








