sábado, 13 de junho de 2009

PALMITO



Palmito - Pupunha
* *

*
A pupunheira produz frutos comestíveis de alto valor nutritivo, destacando-se elevados teores de caroteno, de proteína e de gordura. Essa espécie de palmeira produz, além dos frutos, palmito comestível de ótima qualidade. Nativo da América Latina, e do Brasil, da região da Amazônia, o palmito pupunha vem substituindo com êxito os palmitos mais conhecidos, como o tipo Jussara e Açaí. Além de cultivo mais rápido, o seu cultivo não é predatório.
A diferença entre ele e os outros palmitos é que ele é mais doce, a sua coloração é um pouco mais amarelada e a textura é mais macia. Além disso, não escurece após o corte, sendo comercializado também "in natura". Pode ser utilizado cozido em água e sal, cru em saladas, desfiado, picado em refogados, massas e gratinados, etc.
É encontrado também na forma de conserva, em supermercados. Neste caso, o sabor é mais ácido e menos adocicado do que o fresco. Além disso, é adicionado ácido cítrico e sal à conserva para evitar contaminações, como acontece com os outros palmitos.
Ao contrário dos frutos, ricos em calorias e gorduras, o palmito tem poucas calorias, fibras e ainda contém cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C além de boa quantidade de potássio.Pupunha: é o mais jovem entre os palmitos conhecidos, pois começou a ser cultivado apenas nos anos 90 _ é o mais ecologicamente correto de todos. Ele se diferencia por ser a única espécie cultivada da planta _ as outras são exploradas.
Atualmente tem substituído os diversos tipos na culinária. De cor clara, é bem macio. E ainda tem mais: o palmito pupunha custa menos que os demais.
*
Veja na tabela abaixo:
*
Palmito pupunha fresco-100g
*
Calorias - 29
Proteínas (g) -2,5
Carboidratos (g) - 5,5
Gorduras (g) - 0,5
Fibras (g) - 2,6
Fósforo (mg) - 55
Potássio (mg) - 206
Cálcio (mg) - 32
Magnésio (mg) - 25
Vitamina C (mg) - 8,7
*
Fonte: TACO - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - UNICAMP - Campinas 2006.
*
“O alimento costuma ser recomendado em dietas com restrição calórica. O problema é que, como a maioria dos palmitos é comercializada em conserva, precisa ser consumido com moderação por causa da grande concentração de sódio, o que acaba provocando a retenção de líquidos”, alerta a a nutricionista Cristiana Andreoli, professora da disciplina de Técnica Dietética e Gastronomia do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo.
*
Detalhes fundamentais:
*
A nutricionista Carla Mendes, responsável pelo Setor de Alimentação do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, orienta que, na hora da compra, deve-se escolher os mais brilhantes e sempre ferver o alimento antes do consumo. “A água de conserva é ligeiramente turva, porém, se apresentar sinais avermelhados ou marrons, fica caracterizado que o produto não seguiu os padrões rígidos de higiene e por isso não deve ser adquirido”, explica. Ela também lembra que, na hora da compra, deve-se optar por marcas idôneas. “Fora de casa é melhor evitar o consumo. No entanto, se quiser comê-lo, verifique a textura: se estiver muito mole, desmanchando ou com coloração diferente, não coma”, alerta Cristiana.
*
Torta verão
*
Calorias por porção: 180
Tempo de preparo: 2h30
Rendimento: 6 porções
*
Ingredientes:
● 1 cenoura ralada● 300 g de ricota● 250 ml de requeijão light● 1 col. (sopa) de molho de soja● 2 col. (sopa) de suco de limão● 1 col. (sobrem.) de cebola picada● 2 talos de palmito● 4 azeitonas sem caroço picadas● 8 a 10 fatias de pão de forma light sem casca● leite desnatado o suficiente para molhar o pão (cerca de 400 ml).
*
Modo de fazer:
1. Bata no liquidificador a cenoura com a metade da ricota.
2. Acrescente ½ copo do requeijão, palmito, o suco de limão, o molho de soja e a cebola até formar a consistência de purê. Reserve.
3. Depois bata as azeitonas com o que sobrou da ricota e do requeijão.
4. Se necessário, acrescente um pouquinho de leite até ficar pastoso.
5. Forre o fundo da fôrma de bolo inglês pequena com o pão e regue com o leite.
6. Inclua o purê de cenoura e o palmito picado. Acomode o restante do pão, regue novamente com o leite.
7. Cubra com o purê de azeitonas e finalize com o pão molhado no leite.
8. Leve para gelar por 2 h. Sirva em seguida.
*
Fonte: Revista Dieta Já - out./2007
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.