quarta-feira, 24 de junho de 2009

SUORES NOTURNO

Suores noturnos só preocupam
se acompanhados por outros sintomas
*
Ensopar o pijama várias vezes acontece em noites quentes.
Presença associada de febre, perda de peso
e falta de ar é alerta.
*
Como podemos distinguir os suores noturnos que indicam um problema médico sério? Não existe uma forma fácil de fazê-lo, mas há algumas dicas, disse a Dra. Shari R. Midoneck, médica residente do Iris Cantor Women's Health Center, em Nova York. Suores noturnos que são uma questão para se preocupar são aqueles que encharcam seu pijama várias vezes, disse ela. A médica acrescentou que "se outros sintomas estão associados, como febre, perda de peso, linfonodos e fadiga extrema, isso pode ser sério e você deve ir ao médico".
*
Suores noturnos durante uma noite quente são provavelmente normais em pessoas que se sentem bem, em mulheres mais jovens durante a menstruação ou em mulheres mais velhas durante a menopausa, disse Midoneck.
*

Dra. Carla Boutin-Foster, professora do Centro Médico New York-Presbyterian/Weill Cornell, limitou a definição para suores que ensopam o pijama quando não faz tanto calor. Outros sintomas podem indicar um problema grave, disse ela, incluindo coceira, tosse, produção de saliva, falta de ar, palpitações, dor no peito e diarreia.
*
Algumas causas possíveis para suores noturnos sérios incluem infecções agudas ou crônicas, linfoma e outros tumores, baixo nível de açúcar no sangue em pacientes com diabetes, e algumas medicações.
*
Se você buscar causas de suor noturno, irá encontrar referência a apnéias do sono em 8% das menções. Isto representa a desatenção que ainda sofrem os transtornos do sono. Além da menopausa, talvez as apnéias sejam a causa mais comum de suores noturnos. Os pesadelos e o sonambulismo são transtornos do sono em que o indivíduo apresenta suadouro, mas devido à intensa ativação do sistema nervoso (diz a Clínica do Sono Dr.Denis Martinez).
*
O suor relacionado às apnéias, em geral, é na cabeça e no pescoço. Existe um transtorno chamado hiperhidrose do sono que pode estar associado ou não a hiperhidrose diurna. São pessoas que suam demais, sem razão, nas axilas, nos pés e nas mãos. É claro que infecções, principalmente a famigerada e temida tuberculose, são causas de transpiração excessiva ou diaforese. Nestes casos, entretanto, o início é súbito e coincide com outros sintomas que identificam o local da infecção (tosse, se for pulmonar; ardência para urinar se for urinário, etc.). Linfomas também causam suador no sono, bem como problemas hormonais e neurológicos raros. Alguns medicamentos podem causar sudorese noturna, especialmente o famoso Viagra.
*
Pessoas com suores noturnos e outros sintomas devem procurar um médico, disse Boutin-Foster, especialmente aqueles que têm uma condição médica crônica conhecida. Mesmo aqueles sem nenhum outro sintoma devem monitorar seu suor e manter um registro da temperatura, medicamentos e alimentos, disse ela. Além disso, pessoas com suores persistentes também devem ser avaliadas.
*


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.