segunda-feira, 1 de junho de 2009

DISFUNÇÕES SEXUAIS

As Disfunções Sexuais Masculinas / Femininas podem afetar o desejo sexual e/ou alterar as respostas psicológicas e fisiológicas do corpo frente aos estímulos sexuais, causando sofrimento e insatisfação não só na pessoa, como também no seu par.
A busca de terapeuta sexual é essencial para a resolução do problema.
*

TIPOS DE DISFUNÇÕES SEXUAIS: ( Fem. e Masc.)
Desejo Sexual Hipoativo (Desejo Sexual Inibido)
Quando há diminuição ou ausência total de fantasias e de desejo de ter atividade sexual.
Aversão Sexual
Evitação ativa de ter sexo com parceiros, com sentimentos de repulsa, ansiedade e medo.
Anorgasmia (Inibição do Orgasmo)
Quando o homem/a mulher sente-se incapaz de atingir orgasmo. Pode haver um atraso ou ausência recorrente ou persistente do orgasmo, mesmo após estímulo sexual adequado.
Dispareunia
É a dor genital associada ao ato sexual. Para ser denominada dispareunia não deve ser causada por fatores orgânicos, como infecções ou nódulos, por exemplo.
Disfunção Sexual Devido a uma Condição Médica
Quando há um problema orgânico que gera problemas sexuais, como, por exemplo, a diminuição de desejo devido a Diabete Melito.
Disfunção Sexual Induzida por Substâncias
Quando há um problema sexual pelo uso de algumas substâncias. Por exemplo, diminuição do desejo sexual por uso de altas doses de sedativos hipnóticos, como o diazepam.
DISFUNÇÕES SEXUAIS MASCULINAS

Disfunção Erétil (Impotência, perda de potência)
Existe quando há uma incapacidade persistente ou recorrente (repetida) de manter uma ereção (manter o pênis rijo) até a conclusão da atividade sexual. Vivemos ainda em uma sociedade muito machista, infelizmente para todos nós. Para os homens, em especial, existe uma pressão desenfreada para a atividade sexual predatória. O que caiu na rede é peixe! E existe, por sinal, um mito milenar de que os homens estão sempre aptos ao sexo, independente de qualquer outro fator. Devem sempre estar com desejo, devem ter plena ereção e não falhar jamais. Essa situação é um peso muito grande para os ombros de qualquer um. A bem da verdade, qual o homem ao qual nunca lhe faltou potência? Qual a mulher cujo parceiro já não perdeu a ereção alguma vez na vida? É necessário desmistificar essa situação. A impotência (disfunção erétil) só se torna um problema ou uma doença quando ela predomina na vida sexual de um homem. Ou seja, quando há uma incapacidade persistente ou recorrente (repetida) de manter uma ereção até a conclusão da atividade sexual. Alguns se queixam de falta completa de rigidez para conseguir uma penetração. Outros conseguem ter o pênis rijo, mas na hora de introduzi-lo perdem a potência.
Ejaculação Precoce (ou Prematura)
Quando há uma percepção, tanto do homem quanto de sua parceira, de que a ejaculação foi mais rápida que o esperado, de que não houve controle da ejaculação. Não existe uma definição de tempo. A Ejaculação Precoce ou Prematura (EP) é um dos problemas sexuais mais freqüentes nos homens e nos casais, sendo responsável por 40% das queixas encontradas em consultório de terapeutas sexuais. Acontece que a EP é um lugar comum na juventude, em encontros com parceiros novos ou após algum tempo de abstinência. Quando se estende pela maturidade e se torna presente em mais da metade dos encontros sexuais, torna-se, aí sim, um problema crônico e um Transtorno Sexual.
DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININAS
Transtorno de Excitação
(Frigidez)
É a incapacidade persistente ou recorrente (repetida) de adquirir ou manter a lubrificação vaginal e turgescência até o fim do ato sexual. A mulher tem pouca ou nenhuma sensação de excitação. Antigamente, esse problema era denominado de Frigidez. Essa terminologia era empregada para definir mulheres que não demonstravam nenhum interesse em sexo ou que ficavam completamente "geladas" ao toque erótico.
Vaginismo
É a contração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem a penetração pelo pênis, dedo, ou espéculo ginecológico ou mesmo um tampão. A mulher não consegue controlar o movimento de contração, apesar de até desejar o ato sexual. Há intenso sofrimento. Também podem aparecer sinais de pânico, como náuseas, suor excessivo e falta de ar quando a pessoa tenta enfrentar este medo, aproximando-se de seu parceiro. Mesmo desejando um contato sexual, há falta completa de controle de suas reações físicas de rejeição. É uma disfunção não muito freqüente e geralmente acomete mulheres com um nível intelectual alto, de boa situação econômica, com jeito de ser do tipo controlador e com dificuldades de intimidade.
*
Fonte: Dra. Luciana Parisotto - Mestre em Clínica Médica em Neurologia do Comportamento Sexual -Delegada da SBRASH ( Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana )
*

Um comentário:

  1. Luci,
    Achei seu blog por acaso e gostei bastante, está muito bem escrito!!
    Este post sobre as disfunções sexuais está certinho; sou FISIOTERAPEUTA e trato de TODOS estes problemas, sem contar a incontinencia urunária que mtas vezes está em conjunto...
    Vou segui-la ok??
    Também tenho um blog, mas não é profissional é pessoal.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.