Açaí: Caloria do Bem
*
A fruta nativa da Região Norte do Brasil contém um alto valor nutricional e é a campeã brasileira no combate aos radicais livres. No entanto é preciso bom senso no consumo porque ela é bastante calórica.
*
*
Bastante procurada por quem pratica exercícios físicos, vem conquistando cada vez mais os adeptos de uma vida saudável e, principalmente, as pessoas preocupadas em cuidar da saúde. O açaí, de sabor naturalmente amargo (na versão concentrada, consumido nas grandes cidades, ele se torna mais suave), tem sido objeto de inúmeras pesquisas científicas cujos resultados apontam para um elevado valor nutricional. Quem aprecia a fruta concentrada ou in natura não imagina que o seu consumo garante uma boa quantidade de vitaminas e de antioxidantes, que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres, responsáveis pela prevenção de doenças e do envelhecimento.
Segundo a nutricionista Elaine Martins Bento, diretora da Associação Paulista de Nutrição (Apan), o açaí é rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E e minerais, como ferro, fósforo, cálcio e potássio. Também contém fibras e alto teor de antocianinas, que são os antioxidantes. “Além de ser um excelente repositor energético, beneficia o trânsito intestinal, pelo aporte de fibras”, diz a médica. A alta concentração desses nutrientes vem chamando a atenção dos cientistas e as mais recentes pesquisas têm rendido à fruta a fama de ser a campeã brasileira nesse quesito.
De acordo com a engenheira de alimentos Eliana Ribeiro, professora da Escola de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, SP, o açaí possui elevado teor de antocianinas (1,02 g/100 g de sólidos secos). “Elas garantem melhor circulação sangüínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura.”
*
Nutritiva, mas calórica
*
Os benefícios do açaí são maiores quando a fruta é consumida pura do que em forma de polpa (a mais utilizada no preparo do “açaí na tigela”). Mas a versão mais popular não deve ser desprezada. “Quanto mais aditivos contiver a composição do concentrado menor será o efeito da fruta em si”, avisa a nutricionista Elaine Bento.
Embora sejam inegáveis os benefícios do açaí para a saúde, ele é uma fruta bastante calórica. “Tem 247 cal. em 100 g”, alerta Elaine. Se por si só já é calórico, a visão na tigela, que contém guaraná e outras frutas, torna-se mais perigoso para quem quer perder peso. “Quando a polpa é associada a outros ingredientes, aumenta o valor calórico, porém somam-se os benefícios dos outros alimentos”, diz a diretora da Apan.
*
Atenção para a qualidade da fruta
*
Foi noticiado que diversas pessoas foram infectadas com a doença de chagas depois do consumo do suco natural de açaí na região amazônica. A nutricionista da Apan, Elaine Bento, diz que a ligação do suco com a doença, segundo pesquisas, está no ato de o barbeiro fazer um ninho nas folhas da árvore ou no próprio cacho. “Assim, quando é realizada a colheita, o inseto é levado junto e triturado com a fruta na produção da polpa”, explica. A engenheira de alimentos Eliana Ribeiro, do Instituto Mauá de Tecnologia, confirma que, nessa situação, o inseto transmissor da doença integrou-se à mistura e, como ela foi consumida sem tratamento térmico, isso permitiu a transmissão do mal. “Se a polpa for tratada, a forma ativa do inseto é destruída”, afirma. Segundo ela, a vantagem de se consumir o açaí processado é que ele é pasteurizado para garantir maior tempo de vida útil. “Com isso, o elemento transmissor da doença, se estiver eventualmente presente, será destruído”, completa. Por isso, a nutricionista Elaine Bento faz um alerta: “Antes de comprar o suco ou derivados da fruta é necessário se certificar que houve pasteurização (procedimento para esterilização pelo aquecimento e esfriamento rápido do líquido) no processo. Na dúvida, é melhor não adquirir o produto, pois só o congelamento não é capaz de matar o protozoário.”
*
Sobremesa gelada light
*
Calorias por porção: 90
Tempo de preparo: 20 min. (mais 8 h para gelar)
Rendimento: 1 porção
*
Ingredientes
● 2 pacotinhos de polpa de açaí
● 1 envelope de gelatina diet sem sabor
● 2 claras em neve
● ½ copo (amer.) de leite
*
Modo de fazer
1. Dissolva a gelatina na água morna.
2. Bata a mistura no liquidificador com a polpa, o leite e o adoçante até ela ficar cremosa e homogênea.
3. Junte as claras em neve, mexendo suavemente.
Deixe gelar por 6 a 8 horas e sirva.
*
Fonte: Revista Dieta Já - out./2007
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.