domingo, 3 de maio de 2009

MENOPAUSA

ALIMENTOS À BASE DE SOJA PODEM ALIVIAR SINTOMAS
DA MENOPAUSA
*

Depois dos 50 anos é fato, as mulheres entram na menopausa,
período em que ocorre redução do hormônio estrógeno
no organismo.
E as conseqüências e efeitos são muitos:
ondas de calor, crises de suor noturnas, alterações de humor, irritabilidade, ansiedade, insônia e desenvolvimento de doenças como osteoporose.
Mas essa fase de mudanças pode ser amenizada
com uma boa alimentação.
Saiba quais os melhores alimentos para serem consumidos nesse
período e livre-se de vez dos sintomas da menopausa.
*

Segundo Karina Barros, nutricionista da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e Para Fins Especiais), um alimento que não pode ficar de fora do prato das mulheres que estão na menopausa é a soja, por conter grande quantidade de fitoestrógenos, um hormônio vegetal que exerce efeitos similares ao estrógeno no organismo da mulher. Portanto, muita soja e alimentos à base de soja no seu cardápio. Isso inclui bebidas com extrato de soja, tofu, farinha de soja e amendoim de soja.
Outros alimentos indispensáveis são os vegetais verdes, capazes de evitar a osteoporose, doença bastante comum na menopausa. “Os vegetais verdes são fonte de cálcio, mineral importante para a prevenção da osteoporose. Porém, também deve ocorrer ingestão diária de leite desnatado ou semi-desnatado ou iogurte desnatado, porque auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal e melhoram a absorção do cálcio”, explica a especialista.
É importante que as mulheres tenham consciência que nesta fase devem seguir uma alimentação balanceada para reequilibrar as alterações decorrentes do climatério. Por isso, alimentos gordurosos e com excesso de sódio devem ser evitados.
O cardápio ideal...
A especialista indica quais são os melhores alimentos para serem consumidos nas refeições do dia-a-dia das mulheres que estão na menopausa. Confira:
A refeição deve ser balanceada, contendo três frutas ao dia “de preferência de cores diferentes e incluindo uma maçã, que contém grande quantidade de antioxidantes e sua ingestão diária pode exercer efeitos anticancerígenos”, diz.
O consumo de duas porções de verduras ou legumes (principalmente os verdes escuros) todos os dias também é essencial. Além disso, a nutricionista recomenda a ingestão de peixe duas vezes por semana e explica que seu consumo aumenta a oferta de ômega 3, gordura antiinflamatória que auxilia no controle de colesterol e triglicerídeos e na prevenção de doenças cardiovasculares.
“Alimentos industrializados, ricos em sódio e gorduras prejudiciais à saúde, devem ser evitados ao máximo. O ideal é que as mulheres aumentem o consumo de água e consumam diariamente soja ou alimentos à base de soja”, finaliza Karina.
*
Leia os Tópicos: FIBRAS E SOPAS GOURMET (à base de soja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.