sábado, 30 de maio de 2009

SEXO E TERCEIRA IDADE

As mulheres, o sexo e a terceira idade
*
*
A sexualidade e o envelhecimento estão cercados de mitos. Apesar dos avanços nas últimas décadas, mantemos uma idéia muito negativa sobre a sexualidade na terceira idade, como se o sexo fosse um clube exclusivo para jovens bonitos e saudáveis. Só entra quem tiver carteirinha da UNE com laudo de aptidão médica.
*
Bom, fico satisfeito em informar que a verdade está bem distante disso. Existe desejo na terceira idade, sim, e muito sexo também! E estas duas características devem começar a ser aceitas como uma parte normal da vida porque elas de fato o são. Ou você acredita que existe data de vencimento para a capacidade de apaixonar-se, excitar-se e relacionar-se sexualmente? É óbvio que não existe.
*
Estudos recentes revelaram que mais de 70% das pessoas acima dos 60 anos de idade têm no mínimo uma relação sexual por semana. Repito: no mínimo. É uma boa média. Mesmo assim, o mito de que todas as mulheres perdem o desejo com a idade parece persistir. Por que? Por vários motivos.
*
Em primeiro lugar, as mulheres parecem se interessar menos por sexo pelo simples motivo de existirem poucos homens disponíveis. Em média, elas vivem de 5 a 7 anos a mais que os homens. Como resultado, de cada 10 mulheres com mais de 65 anos, 3 são viúvas. Em contrapartida, apenas 1 de cada 10 homens com mais de 65 anos de idade é viúvo. Elas até procuram por parceiros, mas eles são mercadoria escassa.
*
Além disso, a sociedade é tolerante com homens mais velhos que namoram mulheres mais novas, mas a recíproca não é verdadeira. Mulheres mais velhas com homens mais novos são vistas com uma boa dose de preconceito. Ou seja: elas não possuem um grande número de parceiros potenciais na mesma faixa etária, e são "moralmente proibidas" de se relacionar com homens mais jovens. Aí pegou. Não é de admirar que muitas prefiram fingir que não têm mais interesse no assunto. Na verdade, simplesmente desistiram de lutar contra os padrões de comportamento vigentes.
*
Fonte: Dr. Alessandro Loiola - Membro de diversos conselhos e comissões, entre eles: AMIA (American Medical Informatics Association) e CBTMS (Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde)
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.