domingo, 3 de maio de 2009

IMPLANTE DE FIOS DE OURO

HISTÓRICO:
A técnica de implantes de fios de ouro nos locais de flacidez cutânea ou preenchimento de rugas foi desenvolvida na França na década de 60 por Caux o qual descreveu o emprego de fios de ouro associados a fio de mononylon para preenchimento de sulcos e sustentação facial . Na década de 80, Parisot e Haddad (Paris – França) relatam a experiência com fios de cat-gut para preenchimento de sulcos do rosto.
Dr C. Auffret ( França) publica em seu trabalho que os fios de ouro , por serem fios extremamente finos ( 0,1 mm diâmetro) têm como indicação de preenchimento aquelas rugas que são bastante finas ( pés-de galinha e periorais) , pois a microestimulação das fibras reticulares estaria muito bem indicada nesses casos , e, qualquer outro fio mais grosseiro causaria um efeito inestético nessa região. O mesmo publica ainda que os fios de ouro são bem indicados para o tratamento do dorso das mãos, flacidez dos braços e face interna das coxas.
*

INTRODUÇÃO:
O efeito do sol , o passar dos anos, a dieta e o estilo de vida são fatores que contribuem para o envelhecimento da pele; situação inevitável, a qual pode ser amenizada por meios cirúrgicos ou não cirúrgicos através das diversas técnicas que têm se tornado muito comuns em nosso meio.
*
Atualmente, são conhecidas muitas opções destinadas a corrigir os efeitos do envelhecimento cutâneo, tais como o lifting cirúrgico tradicional ou laparoscópico, a utilização dos alfa ou beta hidroxiácidos, a aplicação de laser de CO2 (resurfacing) , ondas de radiofreqüência, aplicação de toxina botulínica, injeção de substâncias biocompatíveis, lipoffiling e dermossustentação com implantes de fios.
Esta explosão de procedimentos desafia a comunidade médica dedicada à investigação de procedimentos estéticos para que desenvolvam opções terapêuticas de vanguarda que sejam seguras, duradouras, de fácil aplicação e de menor custo; que diminuam, escondam ou detenham o passar dos anos de tal maneira que se possa recuperar a cútis vigorosa, oxigenada e nutrida que uma vez esteve em posição anatômica e esteticamente adequada.
Desta forma, almejando uma opção terapêutica diferente e acessível aos pacientes, foi desenvolvida uma nova técnica não cirúrgica diferente das já existentes para procedimentos de implantes de fios de ouro. Esta nova técnica visa uma maior cobertura da área facial e um maior entrecruzamento de fios, proporcionando uma maior produção de fibras reticulares de colágeno e uma maior nutrição da pele com um resultado estético mais duradouro e eficaz.
*
VANTAGENS:
Apesar do tratamento cirúrgico para dermossustentação oferecer resultados consistentes e a longo prazo, este método exige que o paciente afaste-se de suas atividades habituais, razão pela qual os procedimentos simples e de fácil execução, como os implantes de fios, têm tido a preferência do público.
Os fios de ouro são melhor indicados para a prevenção do envelhecimento, quando passados em pacientes dos 30 aos 50 anos. Apesar de poderem ser indicados até a idade de 65 anos, apresentam resultados bastante inferiores. Como já foi dito, se prestam muito bem para associarmos com as mais diversas técnicas de rejuvenescimento: Peelings, preenchimentos, toxina botulínica, etc; não atrapalhando um lifting no futuro. Os pacientes devem ser alertados que os fios de ouro, por serem metálicos, são radiopacos, portanto aparecem ao Raio-X.
*
DESVANTAGENS:
Ao contrário dos fios de tração de polipropileno, os fios de ouro não produzem efeito imediato. É necessário aguardar 90 dias para observar-se o resultado. Os mesmos também não tracionam estruturas profundas tendo efeito apenas na derme, portanto, quando implantados em faces muito ptosadas os mesmos não conseguem tracionar músculos, ou quando implantados no mento (queixo), necessitam que se retire a gordura submentoniana através de uma cânula de lipoaspiração.
*
INDICAÇÕES:
->Flacidez de rosto ->Flacidez de pescoço
->Flacidez de braços ->Flacidez de nádegas ->Flacidez de Coxas ->Flacidez de barriga ->Rugas finas dos pés-de-galinha, rugas periorais verticais ( códigos de barra ) e preenchimento de dorso das mãos.
*
CONTRA- INDICAÇÕES:
->Obesidade local exagerada ->Flacidez local exagerada ->Infecção no local do implante ->Pacientes imunossuprimidos ->Pacientes em uso de Retinóides sistêmicos ->Pacientes com doenças do colágeno ->Pacientes diabéticos descompensados ->Pacientes psiquiátricos ( psicóticos, bipolares, depressivos, etc. ) ->Pacientes com expectativas irreais do procedimento.
*
COMPLICAÇÕES:

As complicações do implante dos fios de ouro são aquelas comuns a todo procedimento ambulatorial médico, como equimose, sangramento, etc. Qualquer outra complicação mais séria fatalmente estará ligada à má técnica, avaliando-se a nobreza do material e às exaustivas publicações ao longo dos 40 anos de implantes de fios de ouro.
*
FONTE: PROF. DR . HENRI F. BISCHOFF

Professor da Faculdade de Medicina UNESC – Santa Catarina Professor dos Cursos de Pós- Graduação em Medicina Estética da SBME- regional sul Pós Graduado em Medicina Estética pela U.I.M.E – Buenos Aires 1996. Título Superior de Master em Medicina Estética pela Escola Espanhola de Medicina Estética – Barcelona 1998 Membro da equipe pioneira dos implantes de fios de ouro no Brasil.
*

7 comentários:

  1. SEI QUE DEVERIA DEIXAR UM COMENTÁRIO,MAS NA VERDADE GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA!

    GOSTARIA DE SABER QUAL É O "FIO" QUE OFERECE RESULTADOS IMEDIATOS,COMO O DE REPARAR O NARIZ,POR EXEMPLO???

    O COMENTÁRIO QUE TENHO A FAZER É QUE O SITE É BASTANTE INFORMATIVO E RESOLVEU A DÚVIDA QUE TINHA. PARABÉNS!!! BJOS...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita. Gostaria de poder te responder, mas realmente não sei. Eu pesquiso muito antes de colocar um assunto no blog. Essa pesquisa fiz no site http://henribischoff.wordpress.com/2008/06/09/implante-de-fios-de-ouro/.
    Lá você vai saber tudo sobre os implantes e talvez tirar sua dúvida.
    Desculpe a demora da resposta.
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. o fio que oferece resultados imediatos é o fio russo

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber a durabilidade do procedimento no rosto.
    Como por exemplo: Qual o tempo de durabilidade até que se tenha de fazer o procedimento de novo: ex: 6 meses, 1 ano...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. como, posso encontrar em belo horizonte contagem, e p preço como é,

    ResponderExcluir
  6. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O FIO DE OURO E O FOI BULGARO

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber o valor do procedimento?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.