sábado, 25 de abril de 2009

BENEFÍCIOS DO BACALHAU

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO BACALHAU

Bacalhau para os povos de língua portuguesa;
Stockfish para os anglo-saxônicos;
Torsk para os dinamarqueses;
Baccalà para os italianos;
Bacalao para os espanhóis;
Morue, Cabillaud para os franceses;
Codfish para os ingleses.
*
Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar.
Existem registros de existirem fábricas para processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX.
Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam.
Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.
Mas deve-se aos bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau.
Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco.
Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.
*

O bacalhau normalmente é consumido depois de salgado e seco. O processo de salga e secagem do bacalhau é totalmente natural, ou seja, sem adição de substâncias químicas. Desta forma, suas propriedades nutricionais são conservadas. Além de fácil digestão, este peixe é um alimento rico em minerais, como ferro, fósforo, magnésio e em vitaminas A, E, D, B1 e niacina, e apresenta uma baixa taxa de colesterol e gorduras.

Mesmo assim, é melhor ficar atento. Esse é um alimento que deve ser consumido com moderação e em pequenas quantidades pelos indivíduos com hipertensão arterial, pois é bastante rico em sódio (cerca de 1400mg/100g de bacalhau). Por isso, lembre-se de tomar bastante água uma hora após a refeição, para eliminar o excesso de sal do seu corpo e não atrapalhar a digestão.

Além de todos esses benefícios, o bacalhau tem um bônus: é uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6, que favorecem o desenvolvimento do sistema imunológico e contribui para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides. Não esqueça que o ômega-3 está relacionado com a redução do risco de doenças cardiovasculares e das dislipidemias.

O bacalhau também possui proteínas de alto valor biológico em sua composição e, como é um alimento seco, as proteínas estão presentes em maior quantidade se comparada a um peixe fresco.

Maravilha de notícia!!!

*

SEJA UM CONSULTOR DA RACCO COSMÉTICOS

email: lucijequiti@bol.com.br

Meu código para seu cadastro: 971978

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.