terça-feira, 7 de abril de 2009

ESTRESSE

Estresse atinge 90% da população, diz OMS
*
Já reparou como a maioria das pessoas que nos cerca vive estressada?
Seja por problemas de trabalho, por causa da correria do dia-a-dia
ou mesmo por conta do trânsito.
A verdade é que o estresse afeta 90% da população do mundo,
de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Mas por que esse número é tão alarmante?
*
De acordo com a psicóloga Maura de Albanesi, o estresse é um distúrbio de ansiedade e atinge tantas pessoas por conta do ritmo acelerado do mundo. “Com a globalização e o acesso a um milhão de informações em um curto espaço de tempo, o cérebro das pessoas acaba não acompanhando as mudanças”, explica a especialista.
Somado a esse processo de mudanças constantes, as pessoas geralmente realizam atividades intensas, como trabalho, cuidar da casa e dos filhos. E esse ritmo estressante acaba contribuindo para o desenvolvimento ou piora do problema.
“As pessoas que realizam atividades intensas costumam se focar em uma coisa só. Esquecem o lazer, não variam as atividades e ficam muito restritas. Isso gera estresse”, diz a psicóloga, que ainda completa que o problema ocasiona cansaço, insônia, ataque cardíaco e memória falha.
Mas como lidar e evitar que o estresse afete você?
Maura dá dicas específicas para cada caso:
No trânsito
O ideal é aproveitar o tempo que as pessoas passam dentro do carro para ouvir uma boa música, refletir sobre a vida, ouvir palestras, livros ou comédias gravadas em CD e tentar fazer trabalho de meditação ativa para relaxar.
No trabalho
As pessoas não devem ficar pensando em tudo que tem que fazer ao longo do dia e sim fazer uma coisa de cada vez. “Devemos tirar essa mania de achar que se preocupar demais é sinônimo de responsabilidade. O ideal é fazer, não apenas pensar em fazer”, diz.
No cotidiano
As pessoas devem respeitar seus limites, não ficar focadas a apenas uma atividade, fazer coisas prazerosas, como viajar, fazer ginástica, passar mais tempo com a família e amigos.
*
SEJA UM CONSULTOR DA RACCO COSMÉTICOS
email: lucijequiti@bol.com.br
Meu código para seu cadastro: 971978
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.