domingo, 26 de abril de 2009

VARIZES - ESTRESSE E OBESIDADE

ESTRESSE E OBESIDADE AGRAVAM O PROBLEMA DAS VARIZES
*
A variz é causada por uma predisposição genética,
mas também influenciam na aparição do mal falta de atividade física,
obesidade e muitas gestações, pois a gravidez facilita a dilatação das veias por alterações hormonais e aumento do volume uterino.

- Muitos dizem que anticoncepcional piora varizes, mas isso não é observado de forma significativa - diz Eduardo Toledo, angiologista.

O médico Edson Neves acrescenta que as varizes também são causadas por componentes emocionais. Pacientes estressados, rancorosos e emotivos tendem a sofrer mais com o mal, porque sofrem uma tensão nos vasos e a pressão arterial aumenta.

As varizes aparecem geralmente depois dos 20 anos em mulheres e dos 30 em homens.

- Não tem como evitar a varizes, mas dá pra prevenir complicações, mantendo o peso ideal, fazendo exercícios e não tendo muitas gestações - pondera Toledo.

O tratamento mais usado hoje para as veias de grosso calibre é a cirurgia convencional, que remove a veia. O procedimento requer hospitalização de um dia, anestesia geral, peridural ou raquidiana, mas é eficiente.

Outro método é o laser endovascular - uma fibra ótica é introduzida dentro da veia e a queima por dentro.

- A desvantagem é que o laser dói e é mais caro - pondera o angiologista.

Edson Neves, da SBACV, acrescenta que também existem aparelhos de radiofreqüência para tratar varizes, mas a maioria dos médicos prefere o tratamento de estreoterapia química, "que não tem risco nenhum e dá ótimo resultado".

Remoção segura:

Remover uma veia, como acontece na cirurgia, parece grave, mas na verdade não traz danos. As veias principais, que trazem o sangue do pé para o coração, transportam 80% do sangue. As demais, onde as varizes se manifestam, estão entre a musculatura e a perna, na gordura. Numa veia doente, o sangue fica num movimento de vai-e-vem, sem circular corretamente. Ela já não cumpre a função, e não fará falta. O sistema profundo compensa sua falha.

A varize pode causar danos à saúde. Se a veia dilata muito, a pessoa pode ter uma inflamação, úlcera ou uma trombose grave.

- Tratar varize não é só uma questão estética - pondera Neves.

- Quando começa a doer e a veia está endurecida, vermelha e doída, é sinal que há complicação e é melhor tratar. Entre a pessoa ter varize leve e uma ferida mais grave pode levar 20 anos, por isso é bom resolver logo.
Neves pondera que quanto mais cedo começar o tratamento melhor. A pessoa deve fazer um ultrassom vascular indolor, que em 10 minutos dá uma avaliação do fluxo venoso dos membros inferiores para ver se está com varizes.

- O médico escuta a artéria e o vaso e, de acordo com a pressão, dá pra ver se tem alguma insuficiência - explica o angiologista.

- A pessoa, então, começa a usar meia elástica, fazer dieta, e se hidratar, o que é fundamental para melhorar o fluxo sangüíneo.

Segundo Neves, é indicado fazer caminhadas, sobretudo na areia, para evitar que a mobilidade articular diminua o que propicia um congestionamento dos vasos.

Exercícios de musculação podem ser feitos, mas para quem tem insuficiência profunda não é indicado. É melhor exercícios com menos impacto, pouca carga e mais repetições.

- A drenagem linfática também é muito indicada para evitar os edemas e prevenir varizes. Pode ser feita até durante a gravidez - acrescenta o médico.

As varizes também podem aparecer em outros locais do corpo, como face, costas e abdômen.
*
Fonte: Artigo com consultoria do Dr Edson Neves publicado no Jornal do Brasil em 27 de janeiro de 2008
*
SEJA UM CONSULTOR DA RACCO COSMÉTICOS
Meu código para seu cadastro: 971978
*
Você também pode ser um CLIENTE PREFERENCIAL e obter descontos em suas compras. Saiba mais, entre em contato. Esteja você em qualquer Estado do Brasil.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.