segunda-feira, 6 de abril de 2009

BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE

Conheça os tipos de chocolate e desfrute de seus benefícios.
*
Dúvida básica: qual tipo de chocolate comprar?
Será que escolher pela opção diet ou ligth ajuda a
diminuir as calorias?
Por incrível que pareça, o chocolate pode fazer bem à saúde,
claro, se for sem exageros.
*

“O chocolate fornece energia imediata, melhora o humor e a atividade cerebral. Além disso, é um alimento rico em proteínas, cálcio, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, portanto, um excelente alimento”, explica a nutróloga, cosmiatra e professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Mercedes Granja.

Apesar de ter poucos fãs, o chocolate amargo é a melhor opção para o organismo. Apesar do gosto forte, o tipo amargo contém grande quantidade de antioxidante, substância importante no combate ao envelhecimento e doenças degenerativas. Além disso, trabalhos científicos recentes demonstraram que a gordura saturada do chocolate é convertida em um tipo de ácido graxo que impede o aumento do colesterol no sangue.

Mas, é importante ficar alerta. Apesar dos inúmeros benefícios que o produto pode trazer a saúde, existem os malefícios e é preciso ter cuidado. “Por ser altamente calórico (açúcar e gordura), o chocolate possui um alto índice glicêmico, que desperta o apetite rapidamente. Outro fator importante é que algumas pessoas são sensíveis aos estimulantes presentes, tendo problemas como insônia, ansiedade, agitação, oleosidade cutânea, além de alergias e dermatites”, afirma Mercedes.

Se ingerido na medida certa - 30 gramas ao dia do tipo amargo, os benefícios ultrapassam de longe os malefícios. Portanto se você é chocolatra e não vive sem uma barra de chocolate, opte pelo tipo amargo. Mas, se você não é tão chegada assim, escolha o tipo que mais te agrada.

Tipos de chocolate:

- ao leite: massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite em pó (568Kcal/100g)

- amargo: massa de cacau e manteiga de cacau, de sabor acentuado e cor escura.

- meio-amargo: não contém leite, mas contém açúcar (550Kcal/100g)

- branco: manteiga de cacau, açúcar e leite (549Kcal/100g)

- chocolate alto: é composto pela manteiga de cacau altamente processada

- colorido: manteiga de cacau, açúcar, leite e corantes especiais importados

- diet ao leite: massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina (adoçante artificial) e baunilha (473Kcal/100g)

- brancodiet: manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol, sacarina e baunilha

- chocolate em pó: amêndoa de cacau ralada, não contém manteiga de cacau. Pode ser amargo, e aí possui o nome de cacau em pó, meio amargo e doce (não confundir com chocolate solúvel para misturar no leite)

- chocolate tipo cobertura: o alto índice de manteiga de cacau faz com que ele derreta rapidamente. Disponíveis em três tipos: meio amargo, branco e comum (leite) (567Kcal/100g)

*

SEJA UM CONSULTOR DA RACCO COSMÉTICOS

email: lucijequiti@bol.com.br

Meu código para seu cadastro: 971978

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.