quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CUIDE DE SEUS OLHOS

TIRANDO O LIVRO DO PAPEL E PONDO EM PRÁTICA

Agora no Rio de Janeiro, o lançamento do livro
CUIDE DE SEUS OLHOS
já na 2ª Edição, que acontecerá na Bienal.

Lá, a autora, Suzete Barreto, vai bater um papo informativo sobre o método contido no livro Cuide de seus olhos e colocar em prática alguns exercícios para prevenir, recuperar e conservar sua visão. Durante a leitura haverá um novo enfoque e maior estímulo para leitura, apesar do livro ser didático, de fácil leitura e bem ilustrado, pronto para pôr em prática. Esperamos vocês! Não precisa marcar, é só chegar e se integrar...

DIA: 15 DE SETEMBRO (3ª. feira)
HORÁRIO: 14 às 16h
LOCAL: RIOCENTRO - BIENAL DO LIVRO – RIO DE JANEIRO
Stand da All Print Editora: Pavilhão 2 - Laranja Rua B

Qualquer dúvida, comunique-se :

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

GUARANÁ


O processamento do xarope da fruta
iniciou-se no Brasil em 1906 e, em 1921, é lançado
o Guaraná Champagne Antárctica.


O seu fruto possui grande quantidade de cafeína e devido a suas propriedades estimulantes é usada na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes.
Em 1946 o Dr. Othon Machado divulgou os seguintes resultados sobre as propriedades medicinais do guaraná: antitérmico, antineurálgico, antidiarréico, estimulante, analgésico e antigripal.
Em 1965 o Dr. Ritchei mostra que a teofilina, a teobromina e a cafeína atuam sobre o sistema cardiovascular, o sistema nervoso central, músculos lisos, esquelético e rins.

Em 1972 a Dra. Ana Aslan, geriatra internacionalmente reconhecida, em sua visita ao Brasil, declarou ser o guaraná "o geronvital brasileiro".


GUARANÁ REFRIGERANTE: (Antárctica)
Informação Nutricional: Porção de 200 ml (copo)
Valor Energético - 80 KCal;
Carboidrato - 20 g;
Sódio - 11 mg;
Não contém glúten;
Não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar.

GUARANÁ EM PÓ e GUARANÁ XAROPE:
O guaraná em pó é feito das sementes torradas, moídas e reduzidas a pó.
Propriedades : Estimulantes e Revigorantes. Aumentam o estado de alerta do indivíduo uma vez que liberam adrenalina e dopamina no sangue.
O guaraná é amplamente utilizado por estudantes, principalmente em época pré-vestibular.
O Guaraná como um leve Afrodisíaco:
Um organismo revitalizado passa a funcionar bem, em todos os setores, inclusive no apetite sexual, mas isso se deve ao maior fluxo sangüíneo ao cérebro. Tanto que, se uma pessoa tomar uma dose antes da prática sexual, o efeito talvez nem se manifeste, só com o uso constante o desempenho sexual será beneficiado.
Nas tribos, os índios dissolviam o fruto em uma cuia com água e atribuíam a isto, o efeito de não sentir fome de um dia para outro, de tirar a febre, câimbra e dores de cabeça. Era um alimento estimulante imprescindível e recorriam ao guaraná sempre que necessitavam de maiores energias para executar trabalhos físicos exaustivos.

EFEITO COLATERAL:
O Guaraná pode causar insônia pela grande quantidade de cafeína. Pessoas com distúrbios do sono não é recomendado o seu consumo à noite.
"Se considerarmos como droga qualquer substância que altera o funcionamento do sistema nervoso central e que apresenta potencial em causar dependência, mesmo que este seja baixo, o guaraná em pó pode ser considerado uma droga e, portanto, deve ser utilizado de forma racional, diz Mariana Araguaia , Graduada em Biologia -Equipe Brasil Escola.

Os benefícios do guaraná vão muito além da saúde e bem estar do corpo e são a fonte de inspiração para a nova indústria cosmética.


PRODUTOS RACCO:

Estojo de Sabonetes Miniatura Vida
Cores e essências de frutas; extremamente perfumados com as fragrâncias de banana, abacaxi, maracujá, melão, melancia e guaraná; presente ideal que mexe com os sentidos; pode ser utilizado em lavabo e para perfumar roupas.


Shampoo Linha Vida Cabelos Oleosos

Com extrato de Guaraná; indicado para redução da oleosidade nos fios;
 não deixa os cabelos ressecados.


Fibra Life Fresh - Guaraná Active
Em forma de pó para o preparo de bebidas, toda a linha Fibra Life Fresh é Fonte de Fibras.Ideal para ser consumido gelado, tem como finalidade proporcionar um aumento na ingestão diária de fibras.



terça-feira, 25 de agosto de 2009

MAU HÁLITO


Halitose é o nome científico do mau hálito,
que não é uma doença, e sim um sintoma.

 Halitose é uma condição anormal do hálito que se altera de forma desagradável. A palavra halitose se origina do latim. “Halitu” significa ar expirado e “osi” alteração. É, portanto, o odor expirado pelos pulmões, boca e narinas.
  No Brasil, pesquisas realizadas revelam que aproximadamente 30% da população sofre com este problema, cerca de 50 milhões de pessoas.
  A halitose não é uma doença, mas pode denunciar a ocorrência de alguma patologia ou problema de saúde. Entretanto, pode também sinalizar alguma alteração fisiológica. Sendo assim, é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio, devendo ser identificado através de um correto diagnóstico e tratado adequadamente quando o problema torna-se crônico.

CAUSAS:
  Existem aproximadamente 60 causas distintas e, por este motivo, o mau hálito tem característica multifatorial, ainda que em mais de 90% dos casos sua origem se dá na cavidade bucal, acompanhada ou não de alterações sistêmicas.
  Pode ser de origem fisiológica (hálito da manhã, jejum prolongado, dietas descontroladas ou hábitos ou alimentação inadequada), devido a razões locais, como má higiene bucal, placas bacterianas retidas na língua (saburra lingual) ou amídalas (cáseos amidalianos), baixa produção de saliva (hipossalivação), doenças da gengiva, problemas em vias aéreas (adenóides, rinites, sinusites...), estresse ou mesmo por razões sistêmicas, dentre elas diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre acentuada e outros.
  O uso excessivo de medicações, fatores como o fumo, drogas, uso de bebidas alcoólicas e a utilização de soluções para bochecho com álcool na composição também são fatores que podem comprometer o hálito.
 Vale salientar que problemas relacionados ao estômago muito raramente interferem na condição do hálito alterado, o que por muito tempo, e até os dias de hoje, se constitui numa crença com pouca ou nenhuma evidência científica ou clínica.

 CONSEQUÊNCIAS:
  Na maioria das vezes, a simples presença de mau hálito pode provocar sérios prejuízos pessoais, emocionais e até profissionais. Além disso, o portador pode desenvolver verdadeiras neuroses, traumas sérios, gerando inclusive afastamento mesmo das pessoas próximas a ele.
  Os problemas sócio-emocionais mais comumente relatados são: insegurança ao se aproximar das pessoas ou ao falar, depressão, dificuldade em estabelecer relações amorosas e afetivas (entre o casal, entre pais e filhos, entre amigos e familiares em geral, etc), resistência ao sorriso, ansiedade, baixo desempenho profissional e / ou estudantil, queda da auto-estima e auto-confiança, além de outros fatores comprometedores.
  Entretanto, não á apenas a “saúde psicológica” do paciente que fica comprometida. No caso da halitose crônica, causada por fatores patológicos, por exemplo, há um real comprometimento da saúde física do paciente, com a existência de falhas ou alterações em determinado órgão ou sistema do portador. Isso mostra a importância em se identificar as causas da halitose e tratá-las adequadamente.

DICAS:
>Realizar pequenas refeições a cada 03 horas, pois jejum prolongado pode comprometer seu hálito;
>Evitar alimentos que contribuam para o ressecamento bucal (muito salgados, quentes ou condimentados);
>Evitar o consumo excessivo de alimentos com odor carregado ou contendo enxofre em sua composição (ex: alho, cebola, picles, repolho, couve, brócolis...), gorduras e frituras em geral, de ação estimulante (café, refrigerantes tipo “cola”, achocolatados), ricos em proteínas (carne vermelha, leite e derivados), dentre outros;
>Ter uma dieta balanceada, incluindo uso de alimentos duros e fibrosos;
>Evitar álcool e fumo em excesso;
>Ingerir bastante líquidos com preferência para água (média de 2 litros/dia);
>Realizar adequada higiene bucal (incluindo limpeza da língua) e evitando o uso de soluções para bochecho com álcool na composição;
>Visitar o dentista semestralmente, prevenindo assim problemas dentários e gengivais (ex: tártaro, sangramentos...);
>Realizar exames de saúde geral (check-up) anualmente;
>Praticar atividades físicas;
>Reduzir o estresse.


"Se você é portador de halitose, não se sinta sozinho, pois pesquisas recentes indicam que cerca de 50 milhões de pessoas no Brasil sofrem com esse problema. A boa notícia é que: mau hálito tem solução. Quebre esse tabu. Procure ajuda de um profissional qualificado."

"DIGA ADEUS AO MAU HÁLITO!"
Fonte: Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (ABPO)
Site: http://www.abpo.com.br/home/
Entre no site e encontrará um email que a ABPO enviará aos seus amigos com esse problema e indicará profissionais habilitados em todo Brasil.


PRODUTOS RACCO

Creme Dental Aloe Vera

. Limpeza completa que, ao mesmo, combate agressividades às gengivas. . Flúor para a proteção contra às cáries e placas bacterianas. . Cálcio para o fortalecimento dentário. . Vitaminas, sais minerais e enzimas. . Aroma refrescante para um hálito puro. . Não irritante.

Spray Bucal


spray refrescante bucal com sabor mentolado; mantém o hálito sempre agradável;
tamanho ideal para bolsos e bolsas.

NÃO ESQUEÇA: CONSULTE SEMPRE SEU DENTISTA!


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

RECEITAS

BOLO DE CHOCOLATE


2 colheres de FIBRALIFE CHOCOLATE

2 Xíc. de farinha de trigo com fermento
1 colher (sopa) de margarina Ligth
2 xíc. de leite desnatado.
Adoçante
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador por 5 minutos, untar e enfarinhar uma forma com furo e assar em forno quente por 40 min.



BOLINHO DE ARROZ


2 xíc. arroz cozido

1 ovo
FIBRALIFE CÁLCIO
1 cebola ralada
Salsinha e cebolinha
1 colher fermento em pó
Sal a gosto
Modo de fazer:
Bater no liquidificador: o arroz, o ovo, 2 colheres de água.

Acrescentar aos poucos os outros ingredientes e mexer bem.
Fritar em óleo de canola.
Dica: Excelente para crianças.
Adultos comer no máximo 3 bolinhos.


terça-feira, 18 de agosto de 2009

DIETA COM FIBRAS

Você quer perder uns quilinhos?



FIBRAS

Transcrevi abaixo parte dos estudos feitos à respeito das fibras

"Em relação às fibras, o papel preventivo de diferentes fibras na redução do colesterol plasmático vem-se confirmando cada vez mais. As fibras alimentares também são conhecidas como coadjuvantes no controle do sobrepeso, devido à sensação de saciedade que promovem."

" Durante estudo do Instituto Framingham Nutrition, mulheres que consumiram até 360 calorias provenientes de alimentos saudáveis todos os dias, ficaram mais suscetíveis a perda de peso, principalmente na região do abdômen, do que aquelas que consumiram mais gordura e menos fibra."

Falando em fibras o importante é ingerir a quantidade diária recomendada, entre 25 e 35 gramas (não mais do que isso), mas vá começando aos pouquinhos para que seu organismo se acostume pois, para quem não está acostumado pode surgir problemas intestinais.

O Fibra Life ajuda da seguinte forma: Ele é um complemento alimentar, com vitaminas, sem açúcar e fonte de fibras; ou seja ele dará saciedade, e você não sentirá fraqueza. Assim, comerá menos e terá mais qualidade nutricional. O que é importante numa dieta? Comer menos, ingerir fibras e não ficar sem vitaminas que o corpo tanto precisa. O fibra life é um parceiro da sua dieta. Não sendo ele sozinho capaz de te fazer emagrecer. Há pessoas que relatam emagrecer 10 kilos, mas dessa forma.

Clique aqui : PODER DAS FIBRAS e conheça as fibras RACCO
De acordo com a nutricionista Helena Bernardo, de São Paulo (SP), você vai ver que, com a continuação, as fibras ajudam a eliminar as toxinas do organismo, a encolher a barriguinha saliente e sua pele livre das impurezas vai ficar mais viçosa e bonita.

NÃO ESQUEÇA DE BEBER PELO MENOS 8 COPOS DE ÁGUA POR DIA PARA QUE AS FIBRAS CUMPRAM SEUS OBJETIVOS!!

CHÁ VERDE

Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados.

Mas não vale dar um ou dois golinhos, você tem de se comprometer a, diariamante, tomar pelo menos cinco xícaras. Se você quiser ir além, fique à vontade.

Segundo o clínico geral e fitoterapeuta Miguel Mussi, do Centro de Terapias Integradas, no Rio de Janeiro, o consumo do chá verde é milenar e não há notícias de efeitos colaterais, a não ser em quem tem sensibilidade à cafeína presente na composição. Grávidas, pessoas hipertensas, com gastrite ou usando algum medicamento é aconselhável perguntar ao seu médico.

Pelo que você já viu que o chá verde pode ser tomado à vontade!!

Então, vamos perder uns quilinhos com a Racco?
“Caprichar nas fibras logo cedo e fazer um lanchinho antes do almoço não deixa você com muita fome na hora do almoço”, garante a nutricionista Helena Bernardo. “Procure também começar as refeições principais pela salada para se sentir saciada. Comer fibras no jantar é outra estratégia para evitar a larica antes de ir para a cama.”

Nos lanchinhos que tal tomar um Flesh RACCO (vários sabores: Laranja, Maracujá, Pêssego ou Guaraná).
Uma boa pedida pra noite são nossas SOPAS GOURMET LIFE .

No meu blog você também vai encontrar receitas pra variar seu cardápio. São tantas coisas gostosas que você vai comer sem se sentir culpada e seu corpinho vai agradecer..rsrs
Clique aqui : RECEITAS

domingo, 16 de agosto de 2009

CÓRNEA

O JORNAL DA REDE GLOBO MOSTROU UMA REPORTAGEM
SOBRE O HOSPITAL DOS OLHOS DE SOROCABA.


ESSE HOSPITAL É DA MAÇONARIA, SEM FINS LUCRATIVOS.
ELE É CONVENIADO COM O SUS, E TEM CAPACIDADE PARA REALIZAR CERCA DE 300 (TREZENTOS) TRANSPLANTES DE CÓRNEAS POR MÊS, POIS HÁ UM ESTOQUE DE CÓRNEAS SUFICIENTE PARA A REALIZAÇÃO DOS MESMOS.
ENTRETANTO, ESSE HOSPITAL ESTÁ REALIZANDO SOMENTE CERCA DE 120 (CENTO E VINTE) TRANSPLANTES POR MÊS, DEVIDO A FALTA DE PACIENTES.
AS CÓRNEAS NÃO UTILIZADAS ESTÃO SENDO JOGADAS FORA POR PASSAREM DO TEMPO DE UTILIZAÇÃO E VALIDADE !
SE VOCÊ CONHECER ALGUÉM QUE ESTEJA À ESPERA DE CÓRNEAS ELA PODE ENTRAR EM CONTATO COM O HOSPITAL OFTALMOLOGICO DE SOROCABA -SP E SE CURAR!
TELEFONE - (15) 3212-7009- DE 2ª A 6ª FEIRA
ATENCIOSAMENTE,
DR. EDUARDO BEZERRA -MÉDICO

Recebi esse email e repassei...

CORREÇÃO:

 ESCLARECIMENTO SOBRE INFORMAÇÃO INVERÍDICA VEICULADA NA INTERNET !
ATUALMENTE O BANCO DE OLHOS DE SOROCABA É CONSIDERADO REFERÊNCIA NO BRASIL PARA AS PESSOAS QUE NECESSITAM DE UM TRANSPLANTE DE CÓRNEA.
SOMOS ATUALMENTE O BANCO DE OLHOS QUE MAIS CAPTA CÓRNEAS NO BRASIL.
CONSTANTEMENTE SOMOS NOTÍCIA NA MÍDIA, PORÉM UMA MÁ INTERPRETAÇÃO NOS CAUSOU UMA GRANDE DOR DE CABEÇA.
*UM MÉDICO CHAMADO DR. EDUARDO BEZERRA (MÉDICO DO TRABALHO DE UMA USINA DE MONTE ALEGRE - PRESIDENTE PRUDENTE), O QUAL NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM NOSSAS INSTITUIÇÕES, DIVULGOU ATRAVÉS DA INTERNET QUE EM SOROCABA SOBRAVAM CÓRNEAS E ESTAVAM SENDO JOGADAS FORA.ISTO NÃO É VERDADE.
CAPTAMOS MUITAS CÓRNEAS, PORÉM SOMOS PROCURADOS POR PACIENTES DE TODO O BRASIL, A PROCURA É MUITO MAIOR DO QUE CAPTAMOS, MESMO ASSIM TEMOS A LISTA DE ESPERA MAIS RÁPIDA DO BRASIL.ESTE E-MAIL ESTA CIRCULANDO HÁ MAIS DE 2 ANOS PERCORRENDO O BRASIL E ATÉ O EXTERIOR (PORTUGAL, ESPANHA, ALEMANHA, ETC.)
O E-MAIL CITA QUE: HOJE DE MANHÃ EU VI NA TV A SEGUINTE REPORTAGEM .... ISTO LEVA AS PESSOAS ACREDITAREM QUE O FATO MAL INTERPRETADO É ATUAL, POIS O MESMO NÃO CITA DATA.
TEMOS A GRANDE PREOCUPAÇÃO QUE ISTO POSSA DIMINUIR O NÚMERO DE DOAÇÕES NO BRASIL ATUALMENTE EXISTEM MAIS DE 10 MIL PESSOAS NA FILA DE ESPERA POR UM TRANSPLANTE DE CÓRNEA.*

EDIL VIDAL DE SOUZA
ADMINISTRADOR HOSPITAL OFTALMOLÓGICO DE SOROCABA
BANCO DE OLHOS DE SOROCABA
e-mail: sac@hosbos.com.br

Obs.: Desculpem...mas também caí nessa! Só queria ajudar...


terça-feira, 11 de agosto de 2009

RESUMINDO BENEFÍCIOS

Tentei resumir um pouco os benefícios de alguns alimentos,
conforme for postando vou acrescentar aqui.
Agora para que você saiba tudo sobre o alimento clique
no link, é importante ler tudo pois há malefícios
em alguns alimentos e quantidades máximas para consumo.
*
BENEFÍCIOS DO AÇAÍ
Alto valor nutricional e é a campeã brasileira no combate aos radicais livres, o açaí é rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E e minerais, como ferro, fósforo, cálcio e potássio. Repositor energético, beneficia o trânsito intestinal, melhora circulação sangüínea.
*
Fácil digestão, baixa taxa de colesterol e gorduras, fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6, alimento rico em minerais, como ferro, fósforo, magnésio e em vitaminas A, E, D, B1 e niacina.
*
BENEFÍCIOS O PODER DAS BANANAS
Energia imediata, depressão, anemia, pressão arterial, cérebro, obstipação, dor de cabeça, cansaço matinal, picadas de insetos, sistema nervoso, úlceras, controle de temperatura, fumantes, stress, ressaca e TPM.
*
BENEFÍCIOS DO CAFÉ
Prevenção da diabetes, aumenta o estado de alerta, doenças neurodegenerativas, aumenta a memória, Alzheimer ou à demência em pessoas idosas.
*
Combate ao envelhecimento celular recarregando o selênio, proteção do cérebro, livrar de substâncias tóxicas, problemas estomacais, fígado.
*
Energia imediata, melhora o humor e a atividade cerebral, antioxidante, impede o colesterol no sangue.
*
BENEFÍCIOS DO COCO
Ajuda no emagrecimento ( antibarriga ), ação antiinflamatória a nível celular, atua como antiviral , combate fungos e bactérias, melhora a resposta imunológica, aumenta o colesterol bom (HDL) e protege o coração.
*
BENEFÍCIOS DA ERVA DOCE
Usada contra cólicas de bebês; melhora de tosses e bronquite por apresentar papel expectorante; melhora problemas digestivos e gases; durante a amamentação o chá de erva doce associado ao consumo de água é um excelente estimulante à produção de leite; para combater rugas; remover impurezas.
* *
BENEFÍCIOS DA GELATINA
Enrijece o corpo, útil na manutenção dos ossos, das cartilagens, dos tendões e da pele; auxilia na nutrição dos tecidos, unhas fortes, fios dos cabelos brilhantes e resistentes, sensação de saciedade, maior fonte alimentar de aminoácidos.
*
BENEFÍCIOS O MEL E A CANELA
O mel não faz mal aos diabéticos, combate doenças do coração, artrite e infecção dos rins, mordida de insetos, perda de cabelo, infecção da bexiga, dor de dentes, colesterol alto, calafrios, gases, sistema imune, indisgestão, longevidade, pêlos encravados, infecções da pele, fadiga, mau hálito, perda de audição.
*
BENEFÍCIOS DA MELANCIA
Cura de erisipela, febre e infecções de vias urinárias, hidratante, impotência sexual (?) possui açúcar, vitaminas do Complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
*
BENEFÍCIOS DO PALMITO
O palmito tem alto valor nutritivo e poucas calorias, fibras e ainda contém cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C além de boa quantidade de potássio.
*

*

terça-feira, 4 de agosto de 2009

AUMENTO DO BUMBUM SEM CIRURGIA

Ultimamente tem se falado em aumento
de seio e de bumbum sem cirurgia.
Será verdade? Será seguro?



Em entrevista a Lillian Witte Fibe, o cirurgião plástico Charles Yamaguchi, um dos mais renomados do país, confirmou que há dois métodos alternativos para aumentar glúteos sem o bisturi: o fio elástico (fio búlgaro) e o chamado PMMA, o polimetilmetacrilato. Na mama, ainda não há como escapar da cirurgia, com segurança: injeções de PMMA são condenáveis porque, se acabar endurecendo com o tempo, o produto pode ser confundido com nódulos de câncer.

O uso do PMMA no bumbum não foi desaconselhado pelo médico, mas ele mesmo não pratica, por considerar a técnica ainda muito nova. "Prefiro esperar mais um tempo para ver quais são as reais conseqüências da aplicação", disse. "Esse produto já é conhecido há mais de 25 anos, é regularizado pelo FDA (órgão americano que regulamenta medicamentos e alimentos) e inicialmente era usado para moldar o crânio ou o tórax. Mas ainda não vi nenhuma licença para o uso dele nas nádegas.

"Yamaguchi contou que usa o PMMA apenas para preenchimentos menores na face, como para corrigir o famoso "bigode chinês". A injeção permite que a pessoa volte a ter atividades normais no dia seguinte.


Fio elástico


O médico também explicou como funciona o fio elástico. Trata-se de fios de seda trançados, que têm uma certa elasticidade, e são inseridos na nádega com a ajuda de uma agulha. "Com o fio a gente faz uma espécie de bolsa naquela gordurinha em volta da nádega e dá um nó, concentrando-a num só ponto, elevando a nádega", explicou o médico. No procedimento é usada anestesia local com sedação e a pessoa também pode retomar as atividades normais um dia depois, segundo o especialista.

Para aumentar ainda mais as medidas, a aplicação do fio elástico pode ser associada à injeção de gordura do próprio corpo (parte da lipoescultura, que é uma cirurgia) ou de PMMA.

O procedimento é feito em consultório e o paciente toma anestesia local.Cirurgia pode durar entre 15 e 20 minutos.

O nascimento da técnica, aliás, tem uma história curiosa. Serdey desenvolveu a idéia na época da Bulgária comunista para burlar o governo, que proibia a cirurgia plástica. Com a pequena incisão e a ausência de pontos, o paciente passava despercebido.

Medicina estética existe?

O novo termo "medicina estética" ainda causa confusão. "Já existem cursos de pós-graduação nessa área, alguns até vinculados ao Ministério da Educação. Mas o Conselho Regional de Medicina ainda não reconhece a medicina estética. Portanto, nenhum médico se pode dizer especialista nisso", explicou Yamaguchi.

Ele destacou que há cada vez mais técnicas que dispensam a cirurgia para fazer mudanças no corpo. Mas fugir do bisturi pode ter efeitos negativos em alguns casos. "Algumas vezes a pessoa deveria fazer uma cirurgia, mas acaba passando por outro procedimento que não dá resultado satisfatório. Por isso é importante procurar profissionais que tenham formação", alertou.

Para escolher especialistas, Yamaguchi recomenda consultar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a Sociedade Brasileira de Dermatologia. "São as duas entidades que reconhecidamente atuam na área da estética."

NÃO ESQUEÇA: CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO!!


quinta-feira, 23 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA

VÍRUS H1N1

Os sintomas de gripe A (H1N1)
são semelhantes aos da gripe e síndrome gripal em geral,
nomeadamente calafrios, febre, garganta dolorida,
dores musculares,dor de cabeça forte, tosse, fraqueza,
desconforto geral,e em alguns casos, náusea,
vômito e diarreia...



O Instituto Butantan, em São Paulo, está colaborando com a Organização Mundial de Saúde em uma pesquisa para elaborar uma vacina contra a gripe suína e prevê finalizar o processo dentro de quatro a seis meses. Todavia, segundo Karl Nicholson, da Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha, se o vírus evoluir para uma pandemia, a primeira onda vai chegar e irá embora antes que uma vacina tenha sido produzida.


PERGUNTAS E RESPOSTAS:
(recebi por email e estou repassando) 
1.-Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa ?
> Até 10 horas.

2. - Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?
>Torna o vírus inativo e o mata.

3.-Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?
>A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.

4.-É fácil contagiar-se em aviões?
>Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.

5.-Como posso evitar contagiar-me?
>Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.

6.-Qual é o período de incubação do vírus?
>Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

7.-Quando se deve começar a tomar o remédio?
>Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%.

8.-De que forma o vírus entra no corpo?
> Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.

9.-O vírus é mortal?
>Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.

10.-Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?
>Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.

11.-A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?
>Não porque contém químicos e está clorada.

12.-O que faz o vírus quando provoca a morte?
>Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.

13.-Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?
>Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.

14.-Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?
>De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.

15.-Onde encontra-se o vírus no ambiente?
>Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.

16.-O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?
>Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.

17.-Qual é a população que está atacando este vírus?
>De 20 a 50 anos de idade.

18.-É útil a máscara para cobrir a boca?
> Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.

19.-Posso fazer exercício ao ar livre?
> Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.

20.-Serve para algo tomar Vitamina C?
>Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.

21.-Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?
>A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.

22.-O virus se move?
>Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.

23.-Os mascotes contagiam o vírus?
>Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.

24.-Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?
>Não.

25.-Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?
>As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.

26.-O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?
>Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.

27.-Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?
>Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.

28.-Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas?
>Não serve para nada.

29.-As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?
>SIM.

30.-Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?
>NAO.

31.-O que mata o vírus?
>O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.

32.-O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?
>O isolamento.

33.-O álcool em gel é efetivo?
>SIM, muito efetivo.

34.-Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?
>Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.

35.-Este vírus está sob controle?
>Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.

36.-O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?
>A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.

37.-Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?
>SIM.

38.-As crianças com tosse e gripe têm influenza?
>É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.

39.-Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?
>Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.

40.-Posso me contagiar ao ar livre?
>Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.

41.-Pode-se comer carne de porco?
>SIM pode e não há nenhum risco de contágio.

42.-Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?
>Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.


Gel Higienizante para Mãos


Sucesso absoluto


Limpeza à seco imediata e de longa duração;
poderosa ação contra organismos patogênicos;
não resseca a pele; elimina odores;
com extrato de Uva Ursi que amacia e condiciona a pele;
hipoalergênico, atóxico e biodegradável;
sem enxágüe.


HIGIENE DAS MÃOS:
Após a biometria – marcação de ponto digital;
Quando saímos do elevador;
Quando chegamos ao nosso local de trabalho vindos da rua;
Antes e após as refeições;
Após irmos ao banheiro;
Após tossirmos ou espirrarmos;
Após manusearmos lenços com secreções;
Após tocarmos em superfícies muito manuseadas como por ex. manípulos de portas...

NÃO ESQUEÇA: CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO!!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

BETERRABA

A beterraba é uma raiz que aparece em duas colorações:
branca, de onde se extrai o açúcar;
e vermelha, que é utilizada na alimentação.
A beterraba é rica em açúcares.

Destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas.
Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado.
 Em geladeira, pode ser mantida por até 15 dias, embalada em saco de plástico perfurado.
 Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.
Para comprar beterraba certifique-se de que a coloração se encontra bem concentrada e ainda atente para o tamanho. Beterrabas médias e pequenas são as ideais. A casca deve estar lisa e as folhas brilhantes, sinal de que o legume está fresco.
Esses cuidados evitam que a beterraba perca líquidos durante o cozimento, o que acentua seu sabor e a deixe com cor mais concentrada.
A beterraba pode ser consumida de diversas maneiras: temperada com suco de laranja, que lhe dá um sabor diferente, deixando-a mais gostosa; pode ser frita, como batatas; batidas no liquidificador com leite ou ; em sopas com outros legumes, ou ainda cozida e servida em forma de saladas. São pratos muito nutritivos.

Valor nutricional: Cada 100 gramas contém
Calorias - 50kcal / Proteínas - 3g / Gorduras - 0g / Vitamina A - 42 U.l. / Vitamina B1 (Tiamina) - 50 mcg / Vitamina B2 (Riboflavina) - 55 mcg / Vitamina B3 (Niacina) - 0,40 mg / Vitamina C (Ácido ascórbico) - 36 mg / Potássio - 350 mg / Sódio - 95 mg / Fósforo - 40 mg / Cálcio - 25 mg / Zinco - 5 mg / Ferro - 3 mg / Manganês - 0,5 mg

Esta hortaliça é recomendada para anêmicos por sua riqueza em Ferro, para quem tem dentes fracos ou gengivas inflamadas e aqueles que tem problemas intestinais, devido a seu efeito laxante. As pessoas com dentes fracos, atacadas de piorréia, devem fazer uso do suco de beterraba pelo menos três vezes por semana.

Uma receitinha deliciosa:

Ingredientes:
. 125g de beterrabas cozidas e frias . 55g de framboesas frescas ou congeladas . 250ml de suco de uva gelado . 200g de iogurte natural gelado.

Modo de fazer:
Coloque as beterrabas e as framboesas com o suco de uva no liquidificador e bata até encontrar um creme homogêneo.Passe por uma peneira para retirar as sementes da framboesa e disponha em copos intercalando iogurte natural e o creme, decore com framboesas inteiras se desejar.
Essa receita rende 4 porções, cada uma com 100 calorias é servida gelada como acompanhamento de saladas picantes.


segunda-feira, 13 de julho de 2009

GELATINA


Ela é uma unanimidade — merecida,
aliás — entre os que vivem de dieta.
Pudera! Poucas sobremesas são tão pobres em calorias.
Mas o que tem de disse e me disse em torno de suas propaladas qualidades é uma loucura.
A delícia geladinha seria tiro e queda contra unhas fracas,
queda de cabelo e flacidez.
Resta saber se faz jus mesmo a essa fama toda!



PERGUNTAS SOBRE GELATINA

1. É verdade que a gelatina enrijece o corpo?
“Sim, porque contém nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo”, responde a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro. Os aminoácidos são importantes nesse caso porque favorecem a síntese do colágeno, substância que ajuda a sustentar os tecidos. A especialista em medicina estética Isabella Rostock, da Clínica Viteé, no Rio de Janeiro, concorda: “A gelatina pode até ajudar na formação da massa magra, o que deixa o corpo mais firme, mas isso desde que você pratique atividade física”, ressalva.

2. Consumir gelatina com regularidade ajuda a prolongar a juventude?
“Ela é boa para a saúde”, resume o engenheiro de alimentos Valdemiro Sgarbieri, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista. Isso não quer dizer que prolongue a juventude. “Seus aminoácidos são úteis na manutenção dos ossos, das cartilagens, dos tendões e da pele. Mas de nada adianta consumir grande quantidade de gelatina sem adotar outros hábitos saudáveis”, avisa Isabella Rostock.

3. Quais as diferenças entre gelatina em folha e em pó?
No que se refere a valores nutricionais, são praticamente iguais, pois ambas têm a mesma matéria-prima: colágeno hidrolisado. A forma de preparo é que pode representar alguma diferença, mas apenas no aspecto culinário. “A versão em folhas facilita a dosagem graças ao desenho quadriculado na superfície”, opina Celia Ito, nutricionista da Dr. Otker. “Isso é importante porque pequenas variações na quantidade já podem comprometer o sucesso de certas receitas.”

4. Posso substituir a gelatina comum por gelatina em cápsulas?
Poder, pode. Ambas oferecem os mesmos benefícios. Porém, considerando que a dose mínima para obtê-los é de 10 gramas de gelatina por dia, você precisaria ingerir 20 cápsulas, já que cada uma delas contém só 500 miligramas. “Se preferir o suplemento, a forma em pó leva vantagem. Nesse caso, basta ingerir 1 colher de sobremesa”, indica Tamara Mazaracki. “Sem contar que a ação da gelatina em pó é mais rápida”, completa Valdemiro Sgarbieri. Já aquela gelatina colorida e com sabor de infância não é tão eficiente para a formação do colágeno.

5. Ouvi dizer que gelatina faz bem à pele do rosto. É verdade?
“Como a gelatina é uma das maiores fontes de aminoácidos que estimulam a formação do colágeno, auxilia na nutrição dos tecidos”, confirma Tamara Mazaracki. “Por isso, ajuda mesmo a manter a elasticidade da pele”. Nunca é demais lembrar, porém, que você deve encarar esse alimento como um dos itens de uma alimentação equilibrada.

6. Quais as quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras presentes na gelatina comum e na diet?
Segundo a nutricionista Monica Bieler, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro, nenhuma das duas tem gordura na sua composição. Ela é composta por cerca de 84 a 90% de proteína (colágeno), 1 a 2% de sais minerais e 8 a 15% de água.

 7. É verdade que a gelatina fortalece as unhas e acaba com a queda de cabelo?
“O consumo regular ajuda a aumentar a espessura das unhas e do cabelo, o que os torna mais fortes. Além disso, acelera o crescimento”, diz Valdemiro Sgarbieri. Tamara Mazaracki concorda: “O colágeno forma a matriz onde os minerais se fixam para deixar as unhas fortes e os fios brilhantes e resistentes”. Já Isabella Rostock tem uma opinião diferente: “A gelatina não tem tanto poder. Ela pode até ajudar a reverter a fragilidade dessas estruturas em caso de carência alimentar. Mas, se você estiver com queda de cabelo ou unhas fracas, procure um médico.”

8. Comer gelatina antes das refeições diminui o apetite? Por quê?
Sem dúvida, de acordo com os especialistas consultados. A gelatina tem a capacidade de se ligar a uma grande quantidade de água. Por isso, dá a sensação de saciedade e diminui os riscos de exagerar à mesa. “Pelo mesmo motivo — e também por ser pouco calórica — é tão usada como ingrediente de musses, sopas, sucos e sorvetes”, lembra Tamara Mazaracki.

9. Suplementos à base de gelatina podem ajudar na prevenção da celulite e da flacidez?
“Contra a flacidez, eles podem ser um fator a mais para a prevenção, mas, isoladamente, não têm efeito”, avalia Isabella Rostock. “Hábitos saudáveis ainda são mais importantes para nutrir, oxigenar e manter firmes os tecidos”. Já para combater a celulite, são completamente inócuos. “Não há comprovação científica sobre a ação da gelatina contra as depressões na pele”, afirma Valdemiro Sgarbieri. “A celulite é um processo multifatorial e a gelatina não tem o poder de amenizá-la”, concorda Tamara Mazaracki.

10. Qual é a matéria-prima da gelatina e quais os principais benefícios para a saúde?
“A gelatina é extraída da pele, das cartilagens e dos ossos bovinos — ricos em colágeno, a principal proteína estrutural dos tecidos e dos ossos”, conta Celia Ito, nutricionista da Dr. Oetker. “A conversão do colágeno (proteína insolúvel) em gelatina (proteína solúvel) é resultado de um procedimento físico e químico.” O produto final desse processo é a gelatina, que, como vimos, preserva articulações, cartilagens, ligamentos e ossos, além de reconstituir e fortalecer o cabelo, as unhas e outros tecidos do corpo.

11-Pode ser aplicada diretamente no cabelo?
Aplicar gelatina diretamente no cabelo não produz nenhum efeito porque o cabelo não consegue absorver os nutrientes.

12-Qual é a melhor maneira de consumir a gelatina?
O ideal é associar o uso de colágeno suplementar (pó ou cápsulas) com a gelatina alimentar. Ela pode ser incorporada ao cardápio diário de diversas maneiras, em pratos doces ou salgados, sucos e iogurtes.

13-As gelatinas sem sabor são melhores do que as coloridas?
O efeito nutricional é o mesmo. A gelatina sem sabor permite a mistura de sucos ou frutas diversas, ou o uso em pratos salgados.

14-Comer um pote de sobremesa de gelatina por dia é suficiente para obter os seus benefícios?
Depende do que se quer alcançar. Como prevenção é interessante o seu consumo diário sob forma alimentar. Porém, se as unhas estão fracas ou o cabelo fraco, o uso de colágeno suplementar, em cápsulas ou em pó, é necessário para que o problema seja solucionado.

15-Quem faz dieta, precisa comer gelatina para não ficar com a pele flácida?
A gelatina é a maior fonte alimentar de aminoácidos que ajudam a estimular a síntese de colágeno no corpo. O consumo de gelatina durante o período de emagrecimento ajuda a manter a tonicidade e elasticidade da pele, prevenindo assim a flacidez.

16-Quanto tempo demora para os resultados (visíveis) aparecerem?
Os primeiros efeitos se fazem notar após dois a três meses de consumo diário. Depois de obter o resultado desejado, é importante fazer uma manutenção, ou seja, o consumo deve ser incorporado ao cardápio. A dose recomendada é de 10g diárias (1 colher de sopa) de gelatina (também chamada de colágeno hidrolisado) diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás, etc...

17-Máscaras de gelatina deixam a pele mais bonita?
A aplicação tópica, ou seja, na superfície da pele, não tem nenhum efeito. Algumas máscaras possuem colágeno na fórmula e apresentam ação hidratante temporária. Porém, para apresentar benefícios na elasticidade da pele, a gelatina deve ser ingerida.


Um organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme, com uma reposição diária de aproximadamente 1gr por quilo de peso corporal.
Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento e reparação celular. 

CONCEITO: - Unem nutrição e saúde do corpo e da pele. -Compostos protéicos e vitamínicos que se aproveitam da circulação da própria pele para nutri-la e tratá-la. - Previne o envelhecimento da pele e melhora a beleza dos cabelos e unhas.
ATIVOS:- Vitamina C - Vitamina E - Zinco -Colágeno Marinho - Azeite de Oliva *


sexta-feira, 10 de julho de 2009

MAL DE ALZHEIMER

Doença de Alzheimer
ou simplesmente Alzheimer
é a forma mais comum de demência.
Esta doença degenerativa, e até o momento incurável e terminal foi descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer,de quem herdou o nome.

Afeta geralmente pessoas acima dos 65 anos, embora o seu diagnóstico seja possível também em pessoas mais novas do que esta idade.


Minha mãezinha com 94 anos (apática)

Sintomas:
 Os primeiros sintomas são muitas vezes falsamente relacionados com o envelhecimento ou com o stress. Alguns testes neuropsicológicos podem revelar muitas deficiências cognitivas até oito anos antes de se poder diagnosticar alzheimer por inteiro. O sintoma primário mais notável é a perda de memória a curto prazo (dificuldade em lembrar fatos aprendidos recentemente); o paciente perde a capacidade de dar atenção a algo, perde a flexibilidade no pensamento e o pensamento abstrato; pode começar a perder a sua memória semântica, nesta fase pode ser notada apatia, este é o sintoma mais comum.

Prevenção:
 Todos os estudos de medidas para prevenir ou atrasar os efeitos do alzheimer são frequentemente infrutíferos. Hoje em dia, não parecem existir provas para acreditar que qualquer medida de prevenção é definitivamente bem sucedida contra o alzheimer.
  No entanto, estudos indicam relações entre fatores alteráveis como dietas, risco cardiovascular, uso de produtos farmacêuticos ou atividades intelectuais e a probabilidade de desenvolvimento de alzheimer da população. Mas só mais pesquisa, incluído testes clínicos, revelarão se, de fato, estes fatores podem ajudar a prevenir o alzheimer.
  A inclusão de fruta e vegetais, pão, trigo e outros cereais, azeite, peixe, e vinho tinto, podem reduzir o risco de alzheimer. Algumas vitaminas como a B12, B3, C ou a B9 foram relacionadas em estudos ao menor risco de alzheimer mas outros estudos indicam que estas não têm nenhum efeito significativo no início ou desenvolvimento da doença e podem ter efeitos secundários. Algumas especiarias como a curcumina e o açafrão mostraram sucesso na prevenção da degeneração cerebral em ratos de laboratório.
  O risco cardiovascular, como colesterol alto, hipertensão, diabetes e o tabaco são associados com um risco maior no desenvolvimento da doença, estatinas (fármacos para fazer descer o colesterol) não tiveram sucesso em prevenir ou melhorar as condições do paciente durante o desenvolvimento da doença. No entanto, o uso a longo prazo de anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs), está também associado à menor probabilidade de desenvolvimento de alzheimer em alguns indivíduos. Já não se acredita que outros tratamentos farmacêuticos como substituição de hormonas femininas previnam a a doença. Em 2007, um estudo aprofundado concluiu que havia provas inconsistentes e pouco convincentes que ginkgo tem algum efeito positivo em reduzir a probabilidade de alzheimer.
  Atividade intelectuais como ler, jogar jogos de tabuleiro (xadrez, damas, etc.), completar palavras cruzadas, tocar instrumentos musicais, ou socialização regular também pode atrasar o início ou a gravidade do alzheimer. Outros estudos mostraram que muita exposição a campos magnéticos aumentam o risco de alzheimer, trabalho com metais, especialmente alumínio. A credibilidade de alguns destes estudos tem sido posta em causa até porque outros estudos não encontraram a mínima relação entre as questões ambientais e o desenvolvimento de alzheimer.

Tratamento:
 O diagnóstico precoce é decisivo para o tratamento, ele visa a confortar o paciente e retardar o máximo possível a evolução da doença. Algumas drogas são úteis no início da doença, e sua dose deve ser personalizada.
 O tratamento disponível atualmente nos permite basear a estratégia terapêutica em três pilares: melhorar a cognição, retardar a evolução e tratar os sintomas e as alterações de comportamento. Todas as drogas aprovadas para uso, com exceção da memantina, são indicadas para pacientes que estão nas fases mais iniciais da doença quando o paciente ainda tem preservados algum grau de cognição e/ou de independência funcional, daí a importância do diagnóstico precoce.
 A doença de Alzheimer não afeta apenas o paciente, mas também as pessoas que lhe são próximas. A família deve se preparar para uma sobrecarga muito grande em termos emocionais, físicos e financeiros. Também deve se organizar com um plano de atenção ao familiar doente, em que se incluam, além da supervisão sociofamiliar, os cuidados gerais, sem esquecer os cuidados médicos e as visitas regulares ao mesmo, que ajudará a monitorar as condições da pessoa doente, verificando se existem outros problemas de saúde que precisem ser tratados.





Drogas em teste:
 Novas drogas estão saindo dos laboratórios de ciência básica e sendo investigadas em vários ensaios com seres humanos. Uma das linhas de pesquisa mais promissora e interessante baseia-se na “Hipótese Amilóide”. A hipótese é que a doença de Alzheimer inicia-se com a acumulação das placas amilóides (neuríticas) e assim sendo, se for possível impedir a formação dessas lesões, a instalação e a evolução da doença seria passível de ser retardada e até evitada.
  Cientistas isolaram enzimas chamadas de “secretases” que seriam fundamentais na gênese da proteína beta-amilóde. Secretases são formas de proteases, o mesmo tipo de enzima que são inibidas para o tratamento da AIDS, os inibidores de protease. Drogas chamadas de, inibidores de secretase, estão sendo desenvolvidas com o objetivo de bloquear a formação beta-amilóide, e algumas delas já se encontram em fase de pesquisa clínica.
 Uma outra forma de combater a formação das placas seria estimular o sistema imunológico para destruir a formação beta-amilóide. Cientistas desenvolveram uma vacina que colocam amilóide na corrente sanguínea esperando que haja formação de anticorpos para destruírem as placas neuríticas em formação. A vacina funcionou bem em ratos, especialmente nos que receberam genes humanos para que houvesse formação das placas. Mas quando a vacina foi testada em humanos, algumas pessoas apresentaram encefalite. A vacinação foi interrompida mas os já vacinados estão sendo acompanhados. Embora esse fato tenha sido frustrante, acredita-se que essa é uma grande avenida a ser percorrida para lentificar o curso ou até mesmo prevenir a doença de Alzheimer.
 Nós ainda estamos procurando a seqüência de eventos onde nós poderíamos interferir e curar a doença sem causar danos”, diz Marcelle Morrison-Bogorad,PhD., diretor do NIA´s “Neuroscience and Neuropsychology og Aging Program”.
 O Dr Morrison-Bogorad conclui “os cientistas poderão um dia serem capazes de injetar uma substância na corrente sanguínea para extrair o amilóide através do líquido cefalorraquidiano. Isso pode acontecer com ratos – mas nós não sabemos se será possível em humanos”.
  Beber cinco xícaras de café ao dia pode reverter o sintomas do mal de Alzheimer, sugere uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. O estudo, feito em ratos, revelou ainda que a cafeína também pode inibir a produção da proteína beta-amiloide, considerada a causadora da doença. Os pesquisadores usaram 55 camundongos criados para desenvolver o Alzheimer, com idade entre 18 e 19 meses, cerca de 70 anos da idade humana, e os separaram em dois grupos. Um grupo recebia 500 miligramas de cafeína misturada na água todos os dias e o outro recebia água pura.
 Quando os cientistas fizeram testes comportamentais com os animais para ver como eles reagiriam, o grupo que ingeriu cafeína se saiu muito melhor nos testes de memória, habilidade e pensamento, suas performances foi equivalente a de camundongos sadios. Já aqueles que beberam água pura não evoluíram no teste. O diagnóstico mostrou ainda que nos cérebros dos ratos que tomaram cafeína, a produção de beta-amiloide caiu em cerca de 50%. Os cientistas também criaram outros camundongos para desenvolver o Alzheimer, mas eles tomaram cafeína na idade adulta e não foram afetados com problemas na memória. O pesquisador Gary Arendash, que liderou o último estudo comemorou o resultado. “Isso mostra que a cafeína pode ser viável para o tratamento de Alzheimer e não simplesmente uma estratégia protetora”, disse.
  Apesar dos ótimos resultados da pesquisa, os cientistas afirmam que ainda é cedo demais para concluir que a cafeína de fato colabora para a reversão do Alzheimer e que o próximo passo é repetir o teste em humanos.
  Atualmente, os asilos públicos tratam de portadores do Mal de Alzheimer, porém quando o paciente chega a determinada fase que exige cuidado intensivo não há recursos para a continuidade. Por isso o Mal de Alzheimer é um problema de saúde pública com custos sociais a serem levados em conta.

NÃO ESQUEÇA: CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO!!


GRIPE


COMO COMBATER
*

O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores. As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas , essenciais ao combate de infecções e de tumores. *
Bem vamos ao que interessa,
ou seja quais alimentos são importantes
(estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam
seu funcionamento).
>Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus.
>Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.
>Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.
>Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.
>Coloque bastante cebola na sua alimentação.
>Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.
>Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).
>Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas). Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.
>O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.
>Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.
>Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.
*
Importante: Mantenha suas mãos sempre bem limpas e uma maneira de você não depender do uso de uma pia é usar nosso Gel Higienizante para mãos. Use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.
*
Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de você (uma pequena contribuição para você enfrentar essa e qualquer gripe que porventura apareça no seu caminho).
Gel Higienizante para Mãos
Sucesso absoluto

Limpeza à seco imediata e de longa duração;
poderosa ação contra organismos patogênicos;
não resseca a pele;
elimina odores;
com extrato de Uva Ursi que amacia e condiciona a pele;
hipoalergênico, atóxico e biodegradável;
*
sem enxágüe.
*
* Fonte: Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes - Laboratório Morfofuncional Faculdade de Medicina - Unaerp
*

quarta-feira, 1 de julho de 2009

MASSAGEM INDIANA


AYURVEDA
*
Ayurveda é o nome dado à "ciência" médica desenvolvida
na Índia há cerca de 7 mil anos,
o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais
da humanidade.
*
*
* A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.
* É um método de tratamento corporal de deslizamento e alongamento auxiliado por óleos vegetais, óleos essenciais, que libertam as toxinas do corpo presas aos músculos e tecidos objetivando a manutenção e o equilíbrio corporal.
* * A partir do tratamento ayurvédico, energias são desbloqueadas e passam a fluir naturalmente pelos canais naturais do corpo todo: físico, emocional e mental.
* A massagem ayurvédica age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando o chakra e atuando nos sete corpos - desfazendo bloqueios emocionais). Dessa forma contribuindo na cura das principais doenças.
* Fortalece o sistema imunológico aumentando a quantidade de glóbulos brancos e desentoxica o organismo.
* É indicada como um dos tratamentos para quase todas as doenças, principalmente: dependência química, alergias, estresse, estafa, fadiga, depressão, fibromialgia, bloqueios emocionais, problemas musculares e de coluna, lembrando que na Ayurveda não se trata a enfermidade, mas sim o indivíduo. Deve ser ministrada com cuidado em gestantes.
* Normalmente as pessoas que recebem sessões de Massagem Ayurvédica experimentam uma grande sensação de bem estar, relaxamento, tranquilidade, sono profundo e um novo ânimo.
* Reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a massagem ayurvédica é utilizada por quase toda população da Índia e está sendo amplamente divulgada no mundo.
* Benefícios proporcionados pelo tratamento com a massagem ayurvédica: Rejuvenescimento (melhora na pele), realinhamento das estruturas óssea e muscular, aumento da auto-consciência, fortalecimento do sistema imunológico, aceleração da circulação linfática e conseqüente desintoxicação do organismo; eliminação de bloqueios, prevenção de doenças, aumento de flexibilidade, reequilíbrio dos chakras, atuação nos sete corpos sutis, maior mobilidade das articulações.
* Quando a energia natural de cada ser tem a liberdade de fluir naturalmente, exatamente como deve ser, a pessoa experimenta reações luminosas em todo o seu corpo, fato que promove alegria, prazer e beleza.
Fonte: Cris Maza (Terapeuta Holística)
tels.: 8136-2918 // 8101-9076 // 021- 3860-5630 - Rio de Janeiro
Skype: crismazarj
*


*